O Velis Electro da Pipistrel, o primeiro e até agora único avião 100% elétrico certificado na Europa e representado em Portugal em exclusivo pela IFA – International Flight Academy (ifa-training.com), tem o seu voo inaugural oficial marcado para o próximo dia 11 de setembro, no Aeródromo Municipal de Viseu, revela hoje em nota a empresa.
A cerimónia, com início previsto para as 11H30, contará com intervenções do presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas e do diretor executivo da IFA, José Madeira.
A IFA, empresa líder na formação aeronáutica em Portugal, é a representante exclusiva no nosso país para a comercialização dos aviões da Pipistrel, uma empresa integrada na multinacional Textron Aviation.
Para uso pelos seus alunos do curso de pilotos, a empresa adquiriu recentemente dois aviões do modelo Velis Electro.
Estes aviões são totalmente elétricos e alimentados por duas baterias de lítio refrigeradas a água e com uma autonomia de voo de 50 minutos, mais reservas. Este modelo da Pipistrel, até agora inexistente em Portugal, é o único no mundo certificado pela EASA – European Union Aviation Safety Agency.
Operando nos aeródromos de Cascais e de Viseu, a IFA “oferece um portfólio integrando vários cursos para o setor da aviação incluindo os cursos de piloto, técnico de manutenção de aeronaves e assistente de bordo, tendo o crescimento da empresa correspondido também ao crescente aumento da procura pelo mercado de trabalho”.
Em Viseu, onde tem “reforçado a sua atividade – como a introdução do Velis Electro agora também o comprova – a IFA contribuiu já diretamente com um valor superior a 400.000 euros para o Município de Viseu para a realização das horas de voo, entre taxas, combustíveis e arrendamentos, estimando-se em cerca de 1,5M€ o contributo indireto desde a sua instalação em 2019 na economia local, incluindo hotéis, empresas do sector de restauração e do sector gráfico, o arrendamento de apartamentos, empresas de limpeza, de transporte, de mobiliário e de material de escritório, entre outros”.
Agora, a empresa pretende “reforçar ainda mais esse investimento no concelho, apostando também no aumento do número de alunos, portugueses e estrangeiros, tendo em conta que já integra estudantes de 11 diferentes nacionalidades”, realça.
De acordo com José Madeira, diretor executivo da IFA – International Flight Academy, a “inclusão de dois Velis Electro na frota da IFA visa prosseguir o nosso compromisso ambiental, diminuindo as emissões carbónicas e o ruído, e também assegurar aos alunos uma formação que acompanhe as tendências do setor. Se, com o atual sistema de baterias, o Velis Electro já permite cumprir todos os requisitos necessários para as aulas de formação, em breve estamos convictos de que ganharão ainda maior autonomia em termos de tempo de voo, com todas as vantagens ambientais daí decorrentes”.
“O futuro passa obrigatoriamente por aqui”, conclui o mesmo responsável.