CentroTV

Procissão das Velas em Coimbra

Amanhã, dia 13 de Maio, as comunidades cristãos do norte da cidade de Coimbra – Reitoria da Pedrulha e Capelanias do Loreto, Brinca, Monte Formoso e Centro Pastoral Irmã Lúcia – vão dinamizar uma Procissão de Velas a Nossa Senhora de Fátima.

“À semelhança do que aconteceu na Visita Pascal, dado o necessário confinamento e distanciamento social, estas comunidades católicas levarão a todos a possibilidade de venerar uma de Imagem de Nossa Senhora de Fátima que percorrerá as principais artérias em carro próprio, no período entre as 21h e as 23h”, adianta a organização.

“Sem sair de casa, evitando aglomerações, todos poderão nas devidas condições de segurança louvar a Virgem Mãe visita as nossas comunidades nesta hora difícil de sofrimento pela pandemia e pelas suas consequências sociais e económicas”, referem.

Acrescentando que “em sinal festivo, todos são convidados a colocar, à noite, uma vela à janela, para melhor acolher a Procissão ‘móvel’, bem como um grande Terço, construído com materiais reciclados, numa proposta que envolveu as crianças e adolescentes da catequese, o grupo de jovens local e os agrupamentos escutistas. A procissão será transmitida em direto, via Facebook, para que todos possam melhor acompanhar e contará com uma aparelhagem sonora que transmitirá cânticos de Fátima”.

Para a “vivência deste mês de Maio, as nossas comunidades lançaram a iniciativa “Sementes de Maio” que pretende possibilitar o encontro com um breve testemunho inspirador que procura ler, à luz da fé cristã, uma atitude, gesto ou valor a viver – chamamos-lhe “palavras ressuscitadoras” – neste tempo concreto”.

Este projeto consta de 31 vídeos – que serão divulgados ao ritmo de um por dia, nas redes sociais Facebook e YouTube do Centro Pastoral Irmã Lúcia – que “recolhem o testemunho de várias pessoas provenientes da nossa comunidade ou a ela ligada por razões afetivas ou profissionais, representativas de diversas áreas da sociedade. Já participaram até ao momento, entre outros, o Procurador da República, Fernando Brites; o presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos; e o CEO da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo”.

O mês de maio é um “mês muito querido para os católicos: trata-se do “Mês de Maria” caraterizado por diversas manifestações de devoção mariana (Terço comunitário, Procissões de Velas, Peregrinação ao Santuário de Fátima, que este ano não se poderão realizar) e é também o mês em que a liturgia da Igreja prolonga a alegria do Ressuscitado durante do Tempo Pascal.
Este mês de maio de 2020 é também caraterizado pela abertura gradual da sociedade depois de quase dois meses de contingência e confinamento”.