CentroTV

Professor da Universidade Coimbra é distinguido pela Universidade Nacional de Saúde da Ucrânia

Duarte Nuno Vieira foi distinguido pela Universidade Nacional de Saúde da Ucrânia (Shupyk National Healthcare University of Ukraine), em agradecimento pela contribuição que tem dado para a promoção da qualidade e fortalecimento dos serviços periciais médico-legais e forenses da Ucrânia e para a educação médica pós-graduada e formação médica contínua neste domínio, no país.

“A distinção, outorgada pelo Reitor desta Universidade, Yuriy Voronenko, foi entregue em Coimbra por especialistas em medicina legal ucranianos que se deslocaram a Portugal”, adianta hoje a Universidade de Coimbra em nota.

Esta foi uma distinção atribuída a Duarte Nuno Vieira pela “colaboração com os serviços médico-legais e forenses da Ucrânia a qual envolveu ações de formação, iniciadas ainda antes do início do conflito armado, e pelo apoio no contexto da ação forense humanitária, realizada através do Centro de Investigação e Formação Forense em Direitos Humanos e Ação Humanitária da Faculdade de Medicina de Coimbra”.

No final de 2021, antes do início da guerra, uma delegação de especialista ucranianos e de representantes de diversas instituições governamentais, visitaram os serviços médico-legais e forenses portugueses, nomeadamente a Sede, em Coimbra, do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, e reuniram com diversas entidades e organismos nacionais, tendo sido recebidos em Coimbra pelo Presidente do Tribunal a Relação e pelo Vice-Reitor João Calvão da Silva. Orientada por Duarte Nuno Vieira, a visita contou com o alto patrocínio do Comité Internacional da Cruz Vermelha e visou proporcionar o contacto com o sistema e a realidade médico-legal e forense portuguesa, visando a possibilidade da sua adaptação para aquele país, no âmbito de uma alteração da organização médico-legal e forense ucraniana que então se perspetivava.

Duarte Nuno Vieira, Professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é perito forense do Alto-Comissariado de Direitos Humanos da ONU há mais de 15 anos, tendo realizado já mais de 50 missões para as Nações Unidas. Atualmente é Presidente do Conselho Científico Consultivo do Tribunal Penal Internacional e da Rede Ibero Americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses.