CentroTV

Programa Jovens Autarcas já tem vencedor em Poiares

O programa Jovens Autarcas, lançado pelo Município de Vila Nova de Poiares, já tem o seu primeiro ‘executivo’ eleito, composto pela jovem presidente Fátima Cardoso, tendo como vereadores Bárbara Relvas e Afonso Lindão, cabendo a Mário Santos o cargo de conselheiro. A tomada de posse decorrerá brevemente em data ainda a designar.

Foram quarto os candidatos que se apresentaram a eleições, desenvolvendo os seus programas eleitorais e gerindo as suas próprias campanhas, com o apoio do Município, concorrendo ao cargo de ‘jovem presidente’ e assim experimentar o que é ser ‘Presidente’ e gerir uma verba de 10 mil euros.

«É um projeto verdadeiramente inovador e que aproxima as novas gerações da administração da ‘coisa pública’», explicou o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, destacando «o grande envolvimento dos jovens nesta causa, que assumiram de forma muito séria e empenhada, sendo capazes de apresentar os seus projetos e mobilizar os seus pares para uma votação bastante significativa».

«Apesar de ser o primeiro ano de implementação, os resultados conseguidos são bastante positivos, tendo sido registados 219 votos (cerca de 50% do universo eleitoral) o que é bem demonstrativo do envolvimento dos jovens neste processo, esperando que o mandato que agora se inicia possa ser frutífero e participado, gerando ideias e contributos em prol das camadas mais jovens», referiu.

«As suas opiniões, ideias e perspetivas de futuro são muito importantes para nós», revela João Miguel Henriques, para quem este programa vem «permitir aos jovens poiarenses uma maior capacidade de participação ativa nas decisões do seu concelho», ao mesmo tempo que lhes coloca o desafio de «representarem o papel de porta-voz dos seus pares, sendo corresponsáveis pela gestão de um orçamento que lhe é atribuído, e procurando concretizar os projetos que idealizaram e apresentaram no seu manifesto eleitoral».

Nos termos do regulamento deste programa, ao executivo eleito será atribuído pela Câmara de Vila Nova de Poiares um montante de 10 mil euros, que se destina à concretização do programa e propostas definidas pelo executivo “Jovens Autarcas”, com base nos programas eleitorais apresentados.

Recorde-se que, o mandato tem a duração de um ano, havendo também limitação de mandatos a dois anos consecutivos no caso do “Jovem Presidente” não podendo voltar a candidatar-se no ano seguinte.