CentroTV

Programação de Natal em Coimbra encerra com Encontro de Cantares de Reis

A programação de Natal organizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, com iniciativas promovidas também por vários agentes culturais da cidade, encerra no próximo domingo, dia 6 de janeiro, com o Encontro de Cantares de Reis, que decorrerá na Igreja de Santa Cruz, pelas 15h00.

Amanhã a Orquestra Clássica do Centro (OCC) protagoniza o concerto de ano novo, no Salão Nobre dos Paços do Município, pelas 18h00, sendo a entrada livre. Até domingo há ainda muito mais para ver e fazer.

Já amanhã, sábado, pelas 14h30, há uma visita aos presépios da cidade, protagonizada pelo Grupo Folclórico de Coimbra, com ponto de encontro marcado para junto da Igreja da Sé Nova. Amanhã é também o último dia para uma visita ao presépio do mestre Cabral Antunes, instalado no Mercado Municipal D. Pedro V, aberto das 07h00 às 19h00. Já o Presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, instalado na Casa Municipal de Proteção Civil, estará disponível para visitas até domingo, das 10h00 às 20h30.

Mas ainda no sábado, há animação de rua, na Baixa de Coimbra, com a atuação do grupo de concertinas “Sons de Casconha”, a partir das 15h00. Pelas 17h00, cabe ao Coro D. Pedro de Cristo (associado à Confraria dos Sabores de Coimbra) protagonizar uma atuação, no Átrio dos Paços do Município, à qual se seguirá, pelas 18h00, o concerto de Ano Novo, a cargo da OCC, no Salão Nobre.

Sob direção do maestro Jan Wierzba, juntam-se à OCC a soprano Hélia Castro e o tenor Sérgio Martins para a interpretação de obras que celebram a entrada no novo ano. No concerto vão ser interpretadas, maioritariamente, obras de J. Strass II (abertura de “Zigeunerbaron”; valsa “O Danúbio Azul”; “Voices of Spring”; e “Polka Raios e Trovões”), mas também de Verdi (“Se quel guerriero io fossi!”; e “Brindisi”), Puccini (“Nessun Dorma”), Lehar (“Lippen Schweigen”) e de Offenbach (“Les oiseaux dans la charmille”).

A programação do dia 5 de janeiro estende-se ao período noturno quando, a partir das 20h00, num percurso compreendido entre o Portugal dos Pequenitos e a Igreja de Santo António dos Olivais, diversos grupos folclóricos e etnográficos de Coimbra desfilarão recriando a “Espera dos Reis”, uma iniciativa organizada pela Associação de Folclore e Etnografia da Região de Coimbra.

No domingo, Dia de Reis, a programação deste ano encerra com um Encontro de Cantares de Reis, na Igreja de Santa Cruz, a partir das 15h00.