O projeto Quicly Heal, do aluno Bruno Paulino, da EPTOliva de Tábua, orientado pela professora Honorata Pereira, venceu esta tarde, a final da 4.ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, realizada no Centro Cultural de Tábua, pela primeira vez, em regime de bootcamp.
O Quicly Heal é constituído por pensos rápidos com função antibacteriana extraída de uma planta especifica, a “Chelidonium Majus”, a popular Erva-das-verrugas. Contém ainda um spray borrifador que substitui outros produtos.
No 2.º e 3.º lugares, classificaram-se, respetivamente, os projetos Happy Products, do concelho de Montemor-oVelho, e Requei-Bom, do concelho de Oliveira do Hospital.
No primeiro caso, os alunos da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, João Machado, Cláudio Santos e Luís Pereira, sob orientação dos professores Florbela Leite, Isabel Garcia e Hugo Rocha, criaram molho com condimentos naturais, embalado em bisnaga. É um molho de elevado valor nutricional, fácil de transportar e de utilizar.
A fechar o pódio, o projeto dos alunos Tânia Henriques e Fábio Moita, da AE Oliveira do Hospital, orientados pela professora Sónia Rendeiro, propõe bombocas de chocolate com recheio de requeijão, produto abundante em Oliveira do Hospital.
A CIM Região de Coimbra está a trabalhar com o IEFP e o sistema científico regional de modo a criar condições para a implementação destes projetos.
Este ano letivo (2016/2017), foram apresentadas cerca de 200 ideias de
negócio, das quais 132 participaram nos concursos municipais realizados nos Municípios que compõe a CIM Região de Coimbra, sendo selecionadas as 18 equipas finalistas que participaram no evento realizado hoje, em Tábua.
O júri constituído por Alexandra Rodrigues, CCDRC, Gonçalo Gomes, TCP, Miguel Mourão, CM Góis, Daniel Lopes, da Whitesmith, e Licínia Peixoto, IEFP não teve tarefa fácil perante a qualidade dos projetos apresentados.
Ricardo Alves, vice-presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Mário Loureiro, presidente da CM Tábua, e Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, distribuíram os prémios aos três primeiros classificados.
O presidente do Município anfitrião, Mário Loureiro, saudou os alunos e os professores participantes, agradeceu o contributo de todos os que tornaram possível a final realizada hoje, à tarde, em Tábua, e desafiou os jovens empreendedores a investirem no concelho tabuense, que está de braços abertos para os receber.
Ricardo Alves, vice-presidente da CIM Região de Coimbra, elogiou a qualidade dos projetos apresentados e considerou “vencedoras” todas as equipas participantes na iniciativa da comunidade intermunicipal, que deste modo cumpre uma das prioridades no processo de desenvolvimento da região.
Recorde-se que a 4.ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio realizada, pela primeira vez, em regime de Bootcamp, é inovadora.
Os dois dias no concelho de Tábua representam um contributo para uma nova mentalidade que a CIM Região de Coimbra quer ampliada a toda região e que combina o conhecimento do território e a partilha das suas especificidades, com a coesão, a solidariedade, a irreverência e a criatividade.
A iniciativa da CIM Região de Coimbra contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre equipas, elementos da comunidade escolar, mentores, autarcas, familiares, membros do júri, técnicos (as) dos Municípios, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da empresa Gesentrepreneur, consultora do projeto Empreendedorismo nas Escolas na Região de Coimbra.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é um organismo
público e congrega 19 municípios. É responsável, entre outras áreas,
pelo desenvolvimento de ações e de projetos regionais no setor da Educação.
Nos últimos 4 anos, a CIM RC tem sido promotora do Programa
Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra, com o fim de criar
uma cultura empresarial, promover o espírito de iniciativa, a cooperação
e criatividade, o que permite aos alunos ter um primeiro contacto com
esta temática.
Uma das componentes essenciais deste Programa são os Concursos de Ideias
de Negócio, criados com o objetivo de facilitar um maior contacto com o
mundo real, permitir aos jovens em idade escolar uma experiência na
área do empreendedorismo e incentivar o desenvolvimento local.