CentroTV

Projeto das Bibliotecas Municipais promove a leitura na sala de aula em Oliveira do Hospital

O município de Oliveira do Hospital promove a leitura nas salas de aulas do concelho.

O novo projeto é dirigido aos alunos que frequentam o ensino pré-escolar e 1.º ciclo, prevê a realização, nas salas de aula, de leitura em voz alta de livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da seleção das escolas. As leituras, adequadas aos níveis de leitura dos alunos visitados, devem ser breves, podem ser partilhadas e acompanhadas de projeção de imagens e música ambiente.

Mensalmente, uma equipa do serviço educativo das Bibliotecas Municipais visita as escolas levando uma seleção de livros que podem ficar na sala de aula para que os alunos os possam ler, sendo trocados na visita seguinte.

O projeto “Uma História por dia nem sabes o bem que te fazia”, que resulta da parceria do Município de Oliveira do Hospital e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com o envolvimento das Bibliotecas Municipais e das Bibliotecas Escolares, vem dar resposta às recomendações do Ministério da Educação, para que todos os alunos do 1º e 2º Ciclo leiam nas suas aulas e reservem um momento do seu dia para a leitura.

O arranque deste novo projeto aconteceu junto dos alunos que frequentam o Jardim de Infância e o 1.º CEB na Bobadela com a presença da vereadora da Educação e da Cultura, Graça Silva, que frisou “com este projeto pretendemos ajudar a criar um ambiente favorável à formação de crianças e jovens leitores através da leitura em voz alta do livro”.

Dirigindo-se aos mais novos incentivou-os a “ganhar o hábito de ler que tanto nos faz crescer com o conhecimento que podemos adquirir no interior das suas páginas, e que nos estimula a imaginação e a ter ideias criativas”. “Um livro é um amigo e com eles nunca estamos sós, fazem- nos viajar ao mundo da fantasia, e aos lugares dos nossos sonhos. Um livro é uma grande riqueza” referiu a vereadora Graça Silva, assinalando a importância desta parceria e colaboração entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas e as Bibliotecas Públicas e Escolares.

Uma posição partilhada pela professora Natália Amaral, da direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que considerou a iniciativa “importante porque estimula a leitura nas nossas crianças e nos permite este trabalho em parceria”.

A iniciativa tem como objetivos principais: desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras; promover a literacia literária e o gosto pela leitura/escrita; proporcionar aos alunos o contacto com o livro a fim de estimular e motivar a prática regular e continuada da leitura e da escrita; dar oportunidades aos alunos para que descubram o que os livros contêm e o prazer que podem dar; dar a conhecer obras variadas, atraentes e acessíveis e recomendadas PNL, como, também, as obras selecionadas pelas escolas.