A Câmara da Lousã tem em curso uma empreitada que inclui a plantação de 117 árvores de folha caduca e de folha persistente e 50 arbustos, com vista a aumentar o conforto microclimático, visual e acústico dos espaços exteriores do Estádio José Pinto de Aguiar e do Complexo Desportivo das Gândaras, tal como em algumas zonas do Parque Urbano.
“Os exemplares identificados para plantação são espécies já existentes no concelho e encontram-se bem-adaptadas às condições edafo-climáticas locais, sendo que algumas são características da Serra da Lousã, com nulos ou baixos efeitos alergizantes”, refere hoje em nota a autarquia.
Nos dois equipamentos desportivos “serão também beneficiados os sistemas de rega, através da implementação de soluções de recurso a outras origens que não a rede pública de abastecimento, nomeadamente a realização de furos subterrâneos”.
No Parque Urbano, onde também será realizado um “furo de captação de água para rega, será ainda instalado um parque infantil e uma estação de street workout, promovendo o uso dos espaços verdes, através de seleção de soluções construtivas e materiais não poluentes, recicláveis e de durabilidade comprovada e a criação de ilhas-sombra”.
Este projeto é uma iniciativa financiada como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19, com financiamento REACT-EU, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, tendo como objetivo o Apoio à Transição Climática, com um montante de investimento e apoio de 74.672,50 euros.