CentroTV

Projeto europeu vai a Terras de Sicó promover vida saudável

Iniciativa coordenada pelo Instituto Pedro Nunes e pela Universidade de Coimbra vai avaliar gratuitamente o estilo de vida de comunidades do interior do país com dificuldade no acesso à inovação e serviços personalizados de aconselhamento em saúde e bem-estar.

Entre 4 e 22 de setembro, a carrinha Vida+ Móvel vai percorrer a região das Terras de Sicó, nos distritos de Coimbra e Leiria, para promover hábitos de vida saudáveis em zonas isoladas e envelhecidas do interior do país. É uma iniciativa do projeto europeu HeaLIQs4Cities e o objetivo passa por avaliar o estilo de vida das pessoas e sensibilizar para a importância de um envelhecimento ativo e saudável.

Coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), em parceria com a Universidade de Coimbra (UC) e o Centro Médico e Universitário de Groningen (Holanda), o HeaLIQs4Cities (Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens) é um projeto apoiado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) que pretende promover estilos de vida saudáveis, envolvendo cidadãos, universidades, empresas e governos locais da Dinamarca, Espanha, Holanda e Portugal.

A carrinha Vida+ Móvel vai, pela primeira vez, proporcionar um serviço de proximidade na promoção da saúde e prevenção da doença junto de comunidades com uma população mais isolada e idosa. No itinerário da primeira semana, estão incluídas as localidades de Degracias (Soure) a 4 de setembro, Casais de S. Jorge (Soure) a 5 de setembro, Poios (Pombal) a 6 de setembro e Alvaiázare (Leiria) a 7 e 8 de setembro.