CentroTV

Projeto inovador da Cáritas de Coimbra entrega tablets a pessoas mais velhas

O Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra está a dar continuidade à fase de recrutamento para o piloto do projeto europeu ValueCare. Nesta primeira etapa, a equipa está a distribuir os tablets pelos participantes (pessoas com mais de 65, com pouco apoio sociofamiliar e em risco de isolamento social), para posteriormente ser instalada a solução digital ValueCare.

“Nas últimas semanas, os tablets foram entregues em vários equipamentos da Cáritas de Coimbra, nomeadamente: Centro Rainha Santa Isabel (Coimbra), Centro Social São Pedro (Coimbra), Centro Nossa Senhora da Boa Viagem (Leirosa – Figueira da Foz), Estrutura Residencial Santo António (Coimbra) e Estrutura Residencial Sagrada Família (Cabreira – Góis). Os utentes participantes receberam os tablets com jogos e responderam aos questionários iniciais para efetivarem o seu recrutamento no projeto”, adianta a Cáritas em comunicado.

A equipa do Departamento de Inovação deslocou-se a “estas diferentes localidades, pois um dos objetivos dos pilotos de larga escala promovidos pela Cáritas de Coimbra passa por levar inovação, tecnologia e participação ativa às pessoas residentes na vasta área geográfica da Diocese de Coimbra”.

Além dos cidadãos mais velhos, o projeto ValueCare inclui ainda cuidadores formais e informais e as próprias famílias de pessoas mais velhas.

“O projeto ValueCare inova por estar a criar uma solução digital de cuidados integrados (sociais e de saúde) para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos mais velhos. Nesse sentido, está a ser desenvolvida uma aplicação para ser instalada em tablet e/ou smartphone, onde os participantes partilham os seus hábitos de saúde e bem-estar, para depois uma equipa multidisciplinar da Cáritas de Coimbra desenvolver um plano individual de cuidados a cada participante”, frisa.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, esta equipa multidisciplinar (gestores, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, animadores, educadores, assistentes sociais, entre outros) vai ainda acompanhar o progresso dos participantes.