CentroTV

Projeto Municipal da Lousã “Oficina de Segurança” vencedor dos Lisbon Awards Group

O projeto Municipal “Oficina de Segurança” é um dos vencedores dos Lisbon Awards Group – Prémio Autarquia do Ano, tendo sido premiado na subcategoria “Consciencialização Ambiental”.

“Os vencedores das diversas categorias foram conhecidos ontem numa cerimónia que, devido às condicionantes derivadas da pandemia COVID-19, decorreu através das plataformas digitadas do Lisbon Awards Group”, refere a autarquia da Lousã em comunicado.

O Prémio Autarquia do Ano “nasceu com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público”.

A candidatura efetuada pela Câmara da Lousã, “destacou a importância do papel educativo promovido pela ‘Oficina de Segurança’, nomeadamente na adoção de comportamentos mais sustentáveis para a Cidadania, para o Ambiente e para a Sustentabilidade”.

De referir que o projeto – criado em 2004 – “foi já premiado pelas suas boas práticas diversas vezes, tendo, ao longo da sua atividade, recebido mais de 30 000 visitas”, frisa a edilidade.

“A pertinência e atualidade das temáticas impulsionaram este projeto para outro nível, ressurgindo, em março de 2015, com o lema “Oficina de Segurança – Educar para o futuro!”, acrescenta.

O Projeto “Oficina de Segurança – Educar para o futuro!” tem como objetivo “dotar o público alvo – crianças – de conhecimentos sobre os riscos e perigos a que estão expostos, incentivando a adoção consciente de atitudes de prevenção e emergência. Ambiciona proporcionar a aquisição de competências de autonomia, visando cidadãos responsáveis, participativos e atentos”.

Composta por quatro valências – onde se abordam os riscos domésticos, perigos rodoviários, a proteção da floresta e a preservação da água e dos recursos hídricos e ecossistemas associados – e tendo cada temática uma mascote associada: a Preventinha, a Violeta Stop, o Zé Carumas e a Lisa, este projeto é dinamizado por técnicos especializados, que aliam as metas curriculares à música, ao conhecimento e à transmissão do saber.

É um Equipamento de Educação Ambiental reconhecido pela Agência Portuguesa do Ambiente.