De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas máximas acima da média para a época, revela hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
As previsões apontam para “humidade relativa do ar inferior a 20% no Alto Alentejo e no interior das regiões Norte e Centro; − Vento até 30 km/h, sendo mais intenso nas terras altas do Centro e Sul (até 45 km/h); temperatura máxima acima de 30ºC na generalidade do território, sendo de 35ºC a 38ºC em vários locais do Alentejo, Centro e Norte e ainda instabilidade atmosférica com possibilidade de trovoada seca, em especial no interior Centro e no Alto Alentejo”.
“Agravamento do risco de incêndio no sábado para, em geral, nível superior a elevado, sendo muito elevado ou máximo no Algarve, no médio Tejo e o interior centro”, frisa a ANEPC.
.Acrescentando que “em função da previsão das condições meteorológicas é expectável, tempo quente e seco favorável à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”.