CentroTV

Proteção Civil alerta para possibilidade de cheias, neve e chuva forte

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa para a possibilidade de cheias nos próximos dias devido às previsões de continuação chuva persistente.

A Proteção Civil tem estado a alertar para este mau tempo as populações abrangidas através do envio de SMS para os telemóveis

Podem acontecer inundações no Alentejo e no Algarve, com base na previsão de precipitação, deverá ser mantida a vigilância sob as bacias do Tejo, Douro, Vouga e Mondego, indica a ANEPC, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

“A precipitação local excessiva e persistente dos últimos dias poderá provocar cheias e inundações face à subida da altura dos rios e ribeiras do Alentejo, (nomeadamente no vale do rio Sorraia, com submersão de pontes no concelho de Mora e galgamento da margem esquerda do rio em Coruche, com vigilância em relação à vila, e submersão de estradas) e Algarve”, detalhe o mesmo comunicado.

Para amanhã a previsão é de queda de neve acima de 1400 metros de altitude, essencialmente na serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1000 metros nas Regiões Norte e Centro (em especial na serra da Estrela e no extremo Norte).

Possibilidade de trovoada (tarde) e queda de granizo no Norte e Centro, com redução de visibilidade devido a ocorrência de precipitação.

Persistência de vento forte com rajadas durante um longo período de tempo, até 45 km/h do quadrante oeste, com rajadas até 80 km/h em especial no litoral, sendo até 55 km/h e com rajadas até 110 km/h nas terras altas, com ligeiro desagravamento durante a manhã no Norte e Centro e durante a tarde no Sul.