A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu hoje um aviso à população face às previsões de mau tempo para os próximos dias, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.
A ANEPC pede à população a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, fixação de estruturas soltas, cuidado na circulação junto a árvores, pela possibilidade de queda de ramos devido ao vento, evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, não praticar atividades relacionadas com o mar, adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.
Catorze dos 18 distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de chuva e vento a partir da meia-noite de segunda-feira, referiu o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.