CentroTV

Proteção Civil realizou exercício “Terra Treme” em escola de Oliveira do Hospital

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil realizou hoje, às 11h05, a 8.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme” coincidindo com o Dia Internacional de Sensibilização para os Tsunamis, efeméride instituída pela ONU.
“No distrito de Coimbra, a efeméride foi promovida pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, sendo que o foco das comemorações teve lugar na Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no concelho de Oliveira do Hospital, com a execução dos três gestos – Baixar, Proteger, Aguarda”, revela a Câmara de Oliveira do Hospital.
A autarquia esteve representada pela vereadora da Educação, Graça Silva; pela vereadora das Florestas e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias; e pelo coordenador municipal da proteção civil, José Carlos Marques, que acompanharam o diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira.
Para além do 2.º comandante operacional, Nuno Seixas Pereira, que conduziu o exercício, fizeram-se representar outras entidades que integram o dispositivo da Proteção Civil como os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, e a GNR.
O objetivo deste exercício é “capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger”.