CentroTV

PRR financia requalificação do Museu Nacional Machado de Castro e do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha com 3.8 milhões de euros

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) vai financiar a requalificação do Museu Nacional Machado de Castro e do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

A Câmara Municipal de Coimbra e o Governo, por intermédio da Direção Geral do Património Cultural e da Direção Regional de Cultura do Centro, formalizaram ontem dois contratos interadministrativos de cooperação, numa cerimónia que decorreu no Museu Nacional Machado de Castro e que contou com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

O primeiro contrato interadministrativo de cooperação diz respeito à requalificação do património cultural imóvel destes edifícios e pressupõe um investimento global de 3.4 milhões de euros.

Já o segundo é referente à implementação de cobertura de rede wifi nos dois monumentos nacionais e pressupõe um investimento global de 400 mil euros, o que totaliza 3.8 milhões de euros destinados à recuperação e valorização dos monumentos de Coimbra.

Depois da assinatura dos contratos, o presidente da Câmara de Coimbra sublinhou a importância deste momento para a preservação das “joias patrimoniais de Coimbra”, em alusão ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e ao Museu Nacional Machado de Castro. “A recuperação do nosso património é um caminho que temos de fazer permanentemente e temos muito mais património para recuperar”, reconheceu José Manuel Silva.