CentroTV

PS Coimbra defende instalação da nova Direção Executiva do SNS na cidade dos estudantes

O PS de Coimbra que que a sede da nova Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) seja instalada na cidade coimbrã.

Em comunicado os socialistas lembram que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, em “declarações hoje proferidas reconheceu que ‘este governo tem uma forte vontade descentralizadora’, que a ‘colocação da sede de organismos públicos nacionais fora da cidade de Lisboa também faz sentido, de acordo com esse processo de desconcentração’ e, bem assim, que ‘não há nenhuma cidade portuguesa que esteja impossibilitada de acolher a sede do SNS”, o que naturalmente dependerá dos “edifícios em concreto que estão disponíveis'”.

Considerando em seguida que Coimbra, “reúne em si mesma, todas as condições políticas, técnicas e logísticas para receber a instalação da Direção Executiva do SNS, seja pela sua centralidade na região e no país, seja pela excelência da capacitação em saúde das suas unidades prestadoras de cuidados, pelos centros de investigação clínica de excelência e reputação internacional ou pelo suporte dos seus quadros com formação académica e profissional de topo”.

“António Arnaut e Mário Mendes, criadores do Serviço Nacional de Saúde, merecem que a sua cidade seja considerada para instalação da sede da Direção Executiva do SNS”, frisam.

Reclamam assim que Coimbra seja “escolhida como a cidade para sede da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e que a sua Câmara Municipal se integre nesta vontade de promoção da cidade, disponibilizando um edifício para o efeito”.