CentroTV

PS, PSD, CDS e PCP sem candidatos à Câmara de O. Hospital

João Paulo Albuquerque deverá ser o candidato do PSD (Foto: Correio da Beira Serra)

O concelho de Oliveira do Hospital é dos únicos na CIM Coimbra que ainda não tem candidatos apresentados para as próximas eleições autárquicas.

Os partidos que nas últimas eleições apresentaram candidatos – PS, PSD, CDS e PCP – até este dia 17 de março de 2017 ainda não disseram quem são os cabeças de lista para o sufrágio deste ano.

O tabu parece ser a palavra de ordem entre os partidos.

José Carlos Alexandrino condiciona recandidatura à construção do IC6

Em relação ao PS, o atual presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino, independente que ainda se pode candidatar a um último mandato, já disse que só se recandidata se o Governo der garantias seguras que constrói o troço do IC6 até Oliveira do Hospital. No entanto, é dado como quase certa a recandidatura, até porque o autarca esteve recentemente em Évora a tentar convencer o primeiro ministro António Costa a deslocar-se a Oliveira do Hospital para garantir a obra tão reivindicada.

Já o PSD parece ter escolhido o candidato, João Paulo Albuquerque, curiosamente, tal como Alexandrino originário da aldeia de Ervedal da Beira, mas o presidente da concelhia laranja, João Brito, em declarações à CentroTV não confirmou, nem desmentiu este nome. Promete levantar o véu só no início de Abril.

O CDS, cujas fontes confirmaram à CentroTV que o nome proposto para eventual coligação seria mesmo o de João Paulo Albuquerque, também não indica quem será o candidato.

Uma coisa parece quase certa, no concelho oliveirense, ao contrário do que acontece em diversos outros concelhos do distrito de Coimbra, não deverá haver coligação CDS/PSD.

Quanto ao PCP, o candidato natural seria o ex-presidente da Assembleia Municipal, António Lopes, eleito pelo PS e depois afastado do cargo pelo mesmo partido. O próprio tinha garantido que seria candidato se Alexandrino, com o qual tem uma “guerra fratricida”, se recandidata-se.

Veremos agora quais serão as cenas dos próximos capítulos desta “novela” autárquica oliveirense.