CentroTV

PSD de Coimbra promete novo Pavilhão carbono zero do Olivais para 2022

A nova direcção do Olivais Futebol Clube recebeu hoje uma delegação do PSD, liderada por Nuno Freitas que se fez acompanhar da vereadora Madalena Abreu, do presidente da Junta de Freguesia, Francisco Andrade e do presidente da Concelhia do PSD, Carlos Lopes, para troca de impressões sobre o futuro deste histórico clube desportivo de Coimbra.

“A recentemente eleita Direcção do OFC deu a conhecer uma situação financeira preocupante que se vai repercutir na formação e competição desportivas de basquetebol de todos os escalões, apesar do enorme sucesso desportivo da época anterior, com a equipa feminina a sagrar-se campeã nacional sénior”, adianta o PSD de Coimbra em nota de imprensa.

“Essas dificuldades financeiras impediram o Olivais de inscrever a sua equipa feminina nas provas europeias. As obras de reparação da cobertura do Pavilhão serão iniciadas em breve, mas são um mero remendo na estrutura degradada do recinto”, revela ainda o partido.

Nuno Freitas “recordou a participação em 2003 do Olivais nas provas europeias com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e, referindo-se ao projecto com mais de uma década do novo pavilhão, propôs uma alternativa construtiva para 2022 – edificar o primeiro pavilhão carbono zero de Coimbra”.

“A Câmara de Coimbra vai fazer, no futuro, mais parcerias com clubes desportivos sem fins lucrativos em projectos com objectivos ambientais e sociais partilhados”, disse, apontando a data de 2022 para o concurso público dessa obra.

“O novo pavilhão tem que fazer parte de uma nova estratégia urbana de descarbonização, que una práticas inovadoras, desde a gestão de materiais, resíduos, aproveitamento de águas e produção de energias renováveis, até um programa social e desportivo mais abrangente desde a formação desportiva de mais jovens em várias modalidades – com destaque para o basquetebol – até a propostas de exercício físico regular para a população mais velha de toda a freguesia de Santo António dos Olivais”, concluiu.