CentroTV

PSD de Viseu encerra campanha eleitoral com plantação de árvores

Hoje, durante a manhã, a candidatura do PSD encerrou a sua campanha eleitoral no Parque Urbano de Santiago, em Viseu. “Com os desafios que se colocam devido à emergência climática, os candidatos às Legislativas 2022, numa plantação de quinze árvores, pretenderam alertar que Portugal tem condições excecionais para se tornar num exemplo de sustentabilidade ambiental face aos seus parceiros europeus”, refere o PSD em nota.

“Além disso, esta iniciativa permitiu ajudar na compensação da pegada carbónica emitida durante a campanha eleitoral realizada por todo o Distrito de Viseu”, acrescenta.

Dado que o país está particularmente exposto aos fenómenos extremos gerados pelo aquecimento global, o PSD considera o setor agroflorestal um pilar estratégico da sociedade, na economia, no ambiente e na coesão social e territorial. Segundo o PSD, “Portugal necessita de um novo ciclo de política agrícola e florestal que aposte nos recursos de forma mais competitiva, diversificada e multifuncional, que promova a ocupação do território e a renovação de gerações”, refere Hugo Carvalho, cabeça de lista do PSD. 

Reintegrar a tutela das florestas no Ministério da Agricultura é também uma prioridade que consta do Programa Eleitoral do partido e que vai ser sufragado no domingo. Por forma a facilitar a coordenação e integração territorial das duas políticas tendo em conta que 97% da superfície florestal é privada ou comunitária, o PSD defende que a proteção da floresta contra os incêndios precisa de uma política de gestão conjunta com a agricultura.  

Segundo o PSD, o desafio passa por, nos próximos anos, colocar as políticas de ambiente e sustentabilidade no centro da ação governativa. “É fundamental integrar o ambiente e os princípios da sustentabilidade em todas as áreas setoriais governativas, assegurando a sua realização de forma transversal, interdisciplinar e colaborativa”, acrescenta o cabeça de lista laranja. 

Sendo também que Portugal será sempre um país em que a produção agrícola terá um papel de relevo, é necessário conservar, cada vez mais, a qualidade dos solos por uma adequada utilização produtiva, quer agrícola, quer pecuária, refere a candidatura. 

Esta atividade de plantação, simbolizando o encerramento de campanha, representa também “o crescimento que Portugal pode ter se forem criados novos horizontes para as novas gerações de Viseu e de Portugal”, refere Hugo Carvalho, sobre a iniciativa. “Domingo, os viseenses têm a oportunidade de mudar o governo de Portugal e de colocar novamente o país no rumo do crescimento económico e social”, finaliza o cabeça de lista.