Um orçamento ambicioso, amigo das famílias, acelerador do desenvolvimento económico, com os olhos postos no Futuro de Oliveira do Hospital. São estas as bases do maior Orçamento e Grandes Opções do Plano de sempre, que reflecte a capacidade inigualável de captar fundos para o nosso Concelho, quer do PRR, do Centro 2030 ou da CIM Região de Coimbra, que colocam Oliveira do Hospital como um exemplo a nível nacional, como um dos maiores captadores e fixadores de fundos Europeus. Só um orçamento desta dimensão permite prever e garantir que os fundos serão investidos, bem investidos, para benefício das pessoas.
O PSOH destaca com grande entusiasmo o verdadeiro investimento no desenvolvimento económico, com a concretização da Comunidade de Energia Renovável, o maior investimento de sempre, que permitirá ter uma zona industrial de primeira geração e trará maior competitividade ao tecido empresarial, aliadas à manutenção de um concelho com derrama ZERO, com claro benefício das empresas.
Todas as famílias terão neste orçamento a verdadeira veia social deste Executivo Socialista, que trará uma diminuição do IMI, o aumento do valor das bolsas de estudo a atribuir para o ensino superior ou os necessários apoios para os mais desfavorecidos, que continuarão a ser uma marca desta governação.
O apoio reforçado na área da proteção civil, nomeadamente por via das verbas atribuídas às associações de bombeiros voluntários e outras entidades, o apoio às associações, à cultura, ao desporto e à juventude, assim como o apoio às diferentes instituições de solidariedade social do Município de Oliveira do Hospital, para a construção de equipamentos sociais de nova geração, como lares e centros de dia, demonstram o verdadeiro espírito de cooperação com todas as entidades do concelho, que contribuem para o desenvolvimento integrado de Oliveira do Hospital. Este orçamento garante que o nosso Concelho continuará a ser uma referência no apoio ao associativismo, em todas as suas vertentes.
O Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, cumpre em 2025 o desígnio de reforço das verbas para a coesão territorial nas Freguesias, que ultrapassará 1 milhão de euros a transferir em apoios, que ajudarão a reforçar o trabalho junto das pessoas.
O PSOH congratula-se pela execução de grandes obras, em áreas que garantem o futuro de Oliveira do Hospital, como é o caso da ampliação do Centro de Saúde, já adjudicado e em fase de visto do tribunal de contas, no âmbito da estratégia de Habitação, mas também o apoio para a residência estudantil e para a construção de novas instalações da ESTGOH, em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra, entre outras que entretanto serão concluídas em 2025.
Este é um verdadeiro orçamento de futuro, ambicioso, mas realista, investidor, mas rigoroso. Há sempre várias formar de ver e estar na política. Após a lição de responsabilidade e sentido de estado que o PS a nível nacional deu ao Governo, com a viabilização do Orçamento de Estado, teria sido inteligente que a oposição PSD/CDS apoiasse este orçamento municipal. Ao mais uma vez votar contra, por motivos “ideológicos”, mais de que uma posição política fraca, de crítica pela crítica, sem alternativas, a coligação PSD/CDS demonstra impreparação, falta de ambição e sobretudo continua amarrada ao passado, à falta de investimento, à falta de capacidade de captar fundos e de fazer obra. Será difícil, mais uma vez, justificar estar a votar contra um conjunto de obras que garantirão o futuro, votar contra o reforço das verbas às freguesias, ou votar contra todas as medidas de apoio social às pessoas e instituições. Esta sim, parece ser a versão eleitoralista da oposição.
Em 2025, o PSOH continuará lado a lado com o Presidente da Câmara Municipal e o seu Executivo, lado a lado com todas e todos os Oliveirenses, na Linha da Frente do desenvolvimento, para continuar a servir as Pessoas e Garantir o Futuro.
TEXTO:
Comissão Política de Oliveira do Hospital do Partido Socialista