CentroTV

PSP apreende 62 toneladas de explosivos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) concretizou, nos dias 22 e 23 de março, uma operação a nível nacional de prevenção criminal, dirigida a operadores económicos que disponibilizam precursores de explosivos a utilizadores profissionais.

Nesta operação, concretizada pelos Polícias do Departamento de armas e explosivos da PSP foram realizadas 106 ações de fiscalização em todo o território nacional do continente e regiões autónomas.

“Desta ação resultaram 6 autos de contraordenação e foram apreendidas 62 toneladas de Nitrato de Amónio, por se encontrar armazenado fora das condições legais, excedendo o limite permitido”, revela a PSP em comunicado enviado à CentroTV.

Com este tipo de atividade operacional a PSP “visa contribuir para a redução da ameaça que os precursores de explosivos representam na União Europeia, reforçando o sistema de controlo da atividade de comercialização e utilização de precursores de explosivos, cujas substâncias ou preparações podem ser utilizadas indevidamente para o fabrico ilícito de explosivos”.

“As substâncias que integram a lista de precursores de explosivos estão contidas em produtos de uso comum, pelo que são necessárias à normal vivência quotidiana”. “Contudo, são objeto de especial controlo em toda a União Europeia no sentido de reduzir substancialmente o risco de desvio e emprego em ações violentas”, conclui.