O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou, no final da tarde de ontem, 16 de janeiro, uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes designada “Código”. A ação, fruto de uma investigação que durou vários meses, culminou na detenção de seis indivíduos e na constituição de três arguidas.
Entre os detidos estão quatro homens, com idades entre 33 e 60 anos, flagrados enquanto realizavam uma transação de drogas no concelho de Porto de Mós, e um casal de 76 e 77 anos, detidos fora de flagrante delito. Além disso, três mulheres, com idades entre 16 e 41 anos, foram constituídas arguidas.
Durante a operação, que incluiu três buscas domiciliárias e nove buscas a veículos, a PSP apreendeu: 37.620 euros em numerário; 245,72 gramas de cocaína, correspondente a 1.228 doses; 95,96 gramas de produto de corte; 2 armas de fogo (revólver e caçadeira); 15 cartuchos e 2 réplicas de armas de fogo; 3 balanças de precisão; 4 viaturas ligeiras e 2 motociclos e diversos telemóveis e outros objetos ligados ao tráfico de drogas.
De acordo com a PSP, os suspeitos operavam principalmente na cidade de Leiria e localidades vizinhas, utilizando o sistema de pagamento “MbWay” para facilitar as transações e o levantamento rápido de dinheiro.
Um dos itens apreendidos, uma caçadeira transformada em arma de canos serrados, foi identificada como furtada no concelho de Alcobaça em 2023.
Os detidos permanecem nos quartos de detenção da PSP de Leiria, aguardando apresentação ao primeiro interrogatório judicial, onde serão decididas eventuais medidas de coação.