CentroTV

PSP promove o reencontro de 4 crianças desaparecidas com as famílias

No dia 3 de julho a Polícia de Segurança Pública (PSP) conseguiu promover o rápido reencontro de um total de 4 crianças com as respetivas famílias, por intermédio do programa Estou Aqui! Crianças (EAC).

Na primeira situação, durante a tarde, a Polícia detetou um menor desacompanhado na estação de metro do Sr. Roubado, em Odivelas. Através dos dados da pulseira, a PSP conseguiu contactar a família da criança, que informou tratar-se de uma criança muito irrequieta e que havia sido de casa sem ninguém dar conta.

“Por intermédio da rápida intervenção da Polícia foi possível garantir o reencontro, de imediato, da criança com a família, tendo um dos progenitores deslocado à estação a fim de a recolher”, revela a PSP em comunicado.

No mesmo dia, pelas 23h00, os Polícias que se encontravam integrados no dispositivo de segurança das festas populares de Vila Franca de Xira, foram alertados para a presença de um menor que se havia perdido da família. Momentos depois receberam outra informação que, num outro local, não muito distante, outras duas crianças se encontravam igualmente perdidas.

Os Polícias rapidamente perceberam que as três crianças pertenciam à mesma família e que se haviam separado dos seus pais e, depois, separaram-se umas das outras devido à grande multidão que se encontrava no local. “Como duas das crianças usavam a pulseira do EAC, de imediato os Polícias acionaram o protocolo do programa e contactaram os pais, a quem as crianças foram entregues, calmas e orientadas”, adianta.

“A adesão destas famílias ao programa da PSP Estou Aqui crianças e o uso da pulseira pelas crianças permitiu rapidamente resolver estas 2 situações que, de outra forma, poderiam ter demorado mais tempo a solucionar, em face da natural desorientação das crianças e dificuldade em disponibilizar informação aos Polícias que permitisse o contacto com as famílias”, conclui a Polícia de Segurança Pública.