CentroTV

Quais as linguagens de programação mais procuradas pelos recrutadores?

(Africa Studio / Shutterstock)

Atualmente a procura por profissionais das áreas tecnológicas está em alta, e na tentativa de dar resposta ao mercado, os recrutadores fazem o seu trabalho.

São muitas as necessidades, desde gestão de informações até desenvolvimento de aplicações para dispositivos.

Mas, ter conhecimento sobre qualquer linguagem de programação não é o suficiente para conseguir um bom emprego.

É essencial que tenha uma noção do que o mercado procura e saber que tipo de linguagem melhor se adapta a essas necessidades.

A Wild Code School, escola tecnológica líder na Europa, oferece formação presencial e remota, numa vasta oferta formativa para que possa desenvolver as soft skills necessárias para o mercado atual.

Por exemplo, o Bootcamp Web Developer é curso intensivo e focado numa pedagogia baseada na realização de projetos, onde os alunos têm a possibilidade de experimentar desafios na área da programação em contexto real.

Em 3 meses pode tornar-se num Fullstack web developer, com conhecimentos teóricos e práticos, das principais linguagens de programação: JavaScript e HTML, além do know how adquirido para o desenvolvimento de aplicações web funcionais, usar APIs, compreender o CSS3 e muito mais.

Saiba quais as linguagens de programação mais procuradas pelos recrutadores

Posto isto, quais as linguagens de programação que os recrutadores mais procuram para colmatar a necessidade de vagas nas empresas?

De seguida, é apresentada a lista. Agora cabe-lhe decidir qual a “linguagem” a seguir.

Python

Python é uma linguagem de programação utilizada para uma grande variedade de aplicações.

É uma linguagem de programação que inclui estruturas de dados de alto nível, é dinâmica, imperativa e funcional e muito orientada a objetos.

Foi lançada em 1991 e atualmente, possui um modelo de desenvolvimento comunitário e aberto.

Com este tipo de linguagem fica apto a trabalhar, nas seguintes áreas:

Em 2021, a Python manteve-se no topo, fazendo com que os profissionais com conhecimento dessa linguagem de programação sejam valiosos para o mercado.

JavaScript

JavaScript (JS) é uma linguagem de programação leve que os programadores normalmente utilizam para criar interações mais dinâmicas na criação de sites e páginas web (grande maioria dos browsers utilizam mecanismos JavaScript dedicados para executá-lo), aplicações, servidores (em ambientes como o node.js.) e até mesmo jogos.

Juntamente com HTML e CSS, o JavaScript é uma das três principais tecnologias da World Wide Web.

Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como a conhecemos, o JavaScript continuará a ser uma das linguagens mais procuradas e populares do mercado, principalmente pela leveza de processamento de aplicações desenvolvidas com este tipo de linguagem.

Java

O Java é uma das linguagens de programação mais antigas e conhecidas do mundo.

Criada em 1991, o Java é usado há 30 anos como a linguagem de programação de servidores na grande maioria dos projetos no mundo, mesmo os que envolvem Big Data ou desenvolvimento de aplicações para Android.

C#

Com sintaxe parecida com outras linguagens da família C, o C# continua a ser uma linguagem importante no mercado, sendo usada em aplicações web e mobile, desenvolvimento de jogos e para programas voltados para os negócios.

Scala

Concebida para ser concisa, a Scala é uma linguagem de programação feita com o objetivo de apresentar soluções para a maioria das reclamações do Java.

Além disso, ela conta com várias funcionalidades de códigos de desenvolvimento funcional, que permitem a execução de tarefas como correspondências de padrões, avaliando assim se a sintaxe é a ideal para o software.

R

R é uma linguagem de programação de código aberto.

A linguagem de programação R é usada principalmente para análise de dados e desenvolvimento de softwares estatísticos.

Objective-C

Contemporânea ao C + +, o Objective-C é um linguagens de programação antiga, sendo um dos tipos de linguagem que os programadores melhor conhecem.

Foi a principal linguagem de programação utilizada pela Apple para os sistemas operativos OS X e iOS.

Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação multiplataforma, livre e “open source”, inicialmente criada para a JVM (Java Virtual Machine) e para sistemas Android, combinando características de programação funcional e orientada para objetos.

Em 2017 a Google anunciou que seria a linguagem oficial do sistema Android.

HTML

Famosa linguagem de programação, o HTML é um excelente ponto de partida para dar os primeiros passos na área da programação.

A predominância deste tipo de linguagem na maioria dos sites existentes na internet faz com que esta seja uma habilidade muito necessária aos futuros programadores, sendo uma das mais referidas em ofertas de trabalho, principalmente para funções de Júnior.

CSS

O CSS é normalmente utilizado em conjunto com o HTML para manipular a aparências de sites, conseguindo determinar o tamanho, cor e posição dos elementos programados pelos desenvolvedores.

A sua sintaxe é fácil e a sua aprendizagem é um importante complemento para o HTML.