CentroTV

Quando precisa de crédito, saiba qual o mais indicado: cartão de crédito ou empréstimo pessoal?

A pergunta que se apresenta no título deste artigo não lhe será, por certo, estranha. Quantas vezes, face a uma necessidade de financiamento, nos interrogamos sobre qual o método que melhor satisfaz as nossas exigências e nos permite poupar a carteira.

Na prática, o recurso a um cartão de crédito ou um empréstimo pessoal afiguram-se, normalmente, como as opções mais naturais, mas saberá qual delas se adequa à sua necessidade de crédito?

Ao longo das próximas linhas vamos explicar-lhe em que situações deve pedir um ou outro e as vantagens que cada uma destas opções lhe traz.

Em que situação deve optar por um cartão de crédito?

Por norma, a opção “cartão de crédito” destina-se a investimentos de baixo valor, como a troca de um eletrodoméstico ou uma revisão ao carro, que permitem que o consumidor pague o valor da divida dentro dos prazos e sem juros.

Para além destes casos, com o crescimento do comércio eletrónico (e-commerce), o cartão de crédito passou a desempenhar um importante papel na conclusão deste tipo de transação, uma vez que a maior parte das lojas online requisitam o pagamento através de cartão.

Além de tudo isto, a utilização do cartão de crédito traz ao consumidor uma série de outras vantagens, a saber:

Exemplo prático:

Depois de uma ano de muito e intenso trabalho, a Joana está, urgentemente, a precisar de umas retemperadoras férias à beira-mar.

Depois de uma atenta pesquisa online, a nossa personagem começa a namorar uma semana de férias na costa Vicentina. Entre viagens e estadia, o preço total alcança os 1200 euros, mas, apesar de ter algum dinheiro aforrado, a Joana não quer mexer no seu pé-de-meia.

Da mesma forma que tinha encontrado este pacote de férias, a Joana procura novamente na Internet uma forma de financiamento e lá acaba por encontrar a proposta de cartões de crédito Unibanco.

Ao optar pela solução do Unibanco, a nossa personagem irá beneficiar, não só de um cartão desenhado para compras online com toda a segurança, como sabe à partida que terá acesso a um cartão de crédito sem anuidade, 20 a 50 dias de crédito sem juros, fracionamento dos pagamentos em três vezes sem juros (em compras acima de 300€) e a oferta de cashback que lhe permitirá receber até 200€ de volta nas compras realizadas durante os primeiros 12 meses.

Em que situações deve optar por um empréstimo pessoal?

Quando a sua necessidade de financiamento é substancialmente maior do que a troca de um eletrodoméstico ou umas pequenas férias e pretende pagar o montante da divida num tempo maior, entra em campo o empréstimo pessoal.

Não são, contudo, o montante e o tempo que demorará a pagar o empréstimo, as únicas características deste método de financiamento. Ao contrário de um cartão de crédito, o empréstimo pessoal apresenta não só taxas de juro mais baixas, como permite uma mais rigorosa gestão do seu orçamento dado que o pagamento das prestações é programado previamente e pode ser diluído ao longo de um período de tempo mais alargado (total de juros a pagar ao longo de todo o empréstimo será mais baixo no caso de períodos mais curtos e vice-versa).

O intervalo normal nas propostas de empréstimo pessoal no mercado nacional situa-se entre os 250 euros e um máximo de 75 mil euros, dinheiro que pode entrar na conta bancária no espaço de dois dias úteis se o cliente aproveitar a Internet e procurar contratualizar um empréstimo pessoal online.

O online dá-lhe ainda uma outra funcionalidade: um simulador de empréstimo pessoal. Através deste tipo de simuladores, o consumidor pode fazer uma simulação de empréstimo para os valores e prazos que pretender e ficar a saber com que prestações mensais e taxas de juro contar.

Para que fique com uma ideia mais clara do que é um empréstimo pessoal e como fazer uma simulação de empréstimo online, venha connosco descobrir como a Joana do exemplo prático anterior conseguiu trocar de carro após as suas férias.

Exemplo prático:

A Joana voltou das suas retemperadoras férias, mas quando foi pegar no seu carro que tinha ficado guardado na garagem descobriu que ele não pegava. O carro já devia uns anos à sucata e nem a assistência do seu talentoso mecânico conseguiu colocar de novo o motor a funcionar.

Entre um arranjo que custaria o dobro do valor de mercado do seu carro e comprar um novo, a Joana optou pela segunda hipótese.

Como precisa de um carro para se deslocar para o emprego e não dispõe de capital para comprar um novo carro a pronto, a Joana decidiu-se a obter financiamento através de um empréstimo pessoal.

Satisfeita com o cartão de crédito do Unibanco que tinha contratualizado para as suas férias, a nossa personagem resolve visitar novamente o site desta instituição, mas, desta feita, para se inteirar das vantagens de um empréstimo pessoal Unibanco.

A primeira coisa que encontra nesta página é o simulador de empréstimo online. Fácil de utilizar e calcular, a Joana faz uma simulação para um empréstimo de 15 mil euros a amortizar em 30 meses.

Agradada com os valores que a simulação lhe deu, a Joana decide avançar para o processo de contratualização que, à semelhança do que aconteceu com os cartões de crédito, se realiza de forma inteiramente digital, uma vez que o Unibanco disponibiliza o seu empréstimo pessoal online.

Para além da rapidez da adesão,  e das mensalidades fixas e do seguro, ,o empréstimo pessoal Unibanco que a Joana se apresta para contratualizar não vai implicar que ela mude de banco, uma vez que este produto financeiro está disponível para clientes de qualquer banco e não tem comissões de abertura.