CentroTV

Quatro milhões de euros em recuperação de património na região Centro

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) viu, nos últimos meses, aprovadas sete candidaturas no contexto do Programa Operacional Centro 2020.

Segundo a DRCC estas candidaturas “permitirão a criação de melhores condições de acesso a bens culturais através da reabilitação, salvaguarda, conservação, restauro e valorização de diversos monumentos nacionais, cuja história e importância são da maior relevância para a cultura do nosso país”.

Com um investimento total de 4 milhões de euros, “estas intervenções são, igualmente, estratégicas no quadro da capacidade de atração e desenvolvimento territorial sendo a sua concretização uma prioridade para a Direção Regional de Cultura do Centro”.

Dos sete projetos aprovados, “encontram-se já em execução as obras do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão (Mangualde) e da Igreja do Carmo (Coimbra), sendo que as restantes serão iniciadas até ao final do primeiro semestre de 2021”, revelacSuzana Menezes, Diretora Regional de Cultura.

“Em 2022, a Região Centro terá ao seu dispor um património requalificado e com melhores condições para assegurar a salvaguarda e promoção de parte da sua história e identidade e, de igual modo, um património valorizado que irá contribuir para superar os desafios que se avizinham do ponto de vista do desenvolvimento e promoção territorial”, frisa.

Acrescentando que “há ainda muito a fazer, porque a preservação e salvaguarda patrimonial é  um trabalho continuado  no tempo. Por esta razão, a ‘Estratégia Regional de Cultura 2030’ definiu como um dos seus objetivos estratégicos a reabilitação, valorização e dinamização do património cultural através de um plano sistemático, de escala regional, que atenda às necessidades do património móvel e imóvel, material e imaterial da região Centro”.