CentroTV

Queda de neve logo acima dos 700 metros no Centro e no Norte

A queda de neve em sítios com cotas mais baixas, entre os 700 e os 800 metros, deverá ser uma realidade, na próxima sexta-feira e sábado.

Durante a manhã de sexta-feira, dia 4 de dezembro, “começa a nevar acima dos 800 metros no Norte e acima dos 1000 metros no Centro. As Serras do Gerês, Larouco, Alvão, Marão Nogueira, Bornes, Montesinho, Montemuro e Estrela já vão ficando com um pequeno manto branco”, adianta o meteorologista Vítor Baía.

Em termos de localidades Montalegre será das primeiras a ter neve acumulada logo a partir da manhã, avança ainda aquele especialista.

Durante a tarde as temperaturas continuam a descer e os aguaceiros podem continuar a ocorrer. Pode nevar acima dos 700 metros e acumular com alguma facilidade acima dos 900 metros, revela.

“Nas Serras da Lousã, Caramulo, Açor, Gardunha e S. Mamede também pode vir a nevar embora em pouca quantidade”, refere.

Nas localidades acima dos 700 metros pode cair algum granizo fino. “A Guarda, como cidade mais alta será onde é mais provável uma pequena acumulação”, realça.

À noite continua bastante frio mas a precipitação é menos frequente. É mais provável nevar nas montanhas mais próximas do litoral, Lousã, Caramulo e Montemuro.

Na madrugada de sábado o “frio é intenso e agravado pelo efeito do vento moderado. A precipitação é rara mas pode haver lugar à formação de gelo e sincelo”, afirma Vítor Baía.

Durante o dia os aguaceiros são pouco frequentes mas podem continuar a ser de neve acima dos 800 metros.

A noite também será fria e com pouca precipitação, sendo possível a formação de algum gelo.