CentroTV

Rádio Boa Nova comemorou 33 anos com edição de livro sobre os fogos de outubro de 2017

A comemoração do 33º aniversário da Rádio Boa Nova foi assinalado, anteontem, com o lançamento do livro “Dia 15”.

Numa sessão que teve apresentação a cargo de José Conde, acompanhamento musical por Carlos Amaral e moderação de Vítor Neves marcaram presença a família da Rádio Boa Nova, representantes institucionais nas áreas da saúde, socorro, educação, autarcas, mas também os lesados pelo grande incêndio de 15 de outubro e que têm um pouco da sua história narrada em livro, seja em palavras ou em imagens.

“Dia 15 é um livro que destaca a coragem dos oliveirenses, mas é também um livro de “memória” como referiu José Conde que convidou 13 nomes para evocar as 13 vítimas mortais do grande incêndio. Fez-se um minuto de silêncio. Amigo da Rádio, José Vieira, deu voz ao prefácio do livro, assinado por Vítor Neves e Albino José”, adianta a RBN em comunicado.

“Dia 15” reúne histórias que foram notícia na rádio pela voz e edição de Liliana Lopes e Beatriz Cruz, a quem coube a apresentação do livro que rapidamente passou da ideia à realidade.

“Se nas primeiras páginas encontramos o lamento pela tragédia, não tarda a que nas seguintes encontremos a coragem de um concelho para renascer”, referiram as jornalistas, considerando que a Rádio está agora mais próxima das pessoas e convidando a um “virar de página”, porque o dia 15 de outubro “não foi o fim da linha”.

Vítor Neves, responsável pela coordenação e edição do livro em que também assina o texto “E Deus?” que escreveu logo, no pós grande incêndio, fez eco às palavras ditas por José Carlos Alexandrino e que abrem o livro, segundo o qual, no dia 15, se chegou ao momento de abandonar a defesa das casas para defender as pessoas.

A saudar todos os que criaram a Rádio e lhe continuam a dar vida, José Carlos Alexandrino deu os parabéns pelo trabalho e pela ideia do livro que é um conjunto de “memórias, de emoções, de dores, de revolta, solidariedade e de ingratidões”  e com humildade pediu desculpa a todos, porque sabe que “todos os oliveirenses sabem que têm uma história para contar”.

Presidente do Conselho de Administração da Rádio Boa Nova, Albino José recordou o momento em que, vindo do IP3 onde ficou retido por causa do incêndio, viu o centro emissor “todo negro”, temendo que também a Rádio tivesse ficado destruída. Mas depois de ver o estado em que ficou a Rádio, com “tudo ardido à volta”, conta que ficou “satisfeito”. “A rádio não estava a emitir, mas estava viva. Passados três ou quatro dias tivemos a rádio no ar para contar esta história. Passado ano e meio fizemos este livro”, adiantou.

A apresentação do livro ficou marcada pelo descontentamento dos lesados agrícolas, mas também pela coragem e resiliência de todos.

Lucinda Maria, conhecida oliveirense presentou a Rádio com o poema “O Sonho da Rádio” e todos se levantaram ao som do hino da Rádio Boa Nova.

O cantar dos parabéns à Radio Boa Nova e o corte do bolo de aniversário colocaram fim à sessão, Casimiro Santos, da Pizzeria L’artista brindou a rádio com uma pizza de requeijão e doce de abóbora.

O livro “dia 15” tem custo de 10 Euros e pode ser adquirido na Rádio Boa Nova ou através dos seus colaboradores.