O Rally de Portugal vai voltar a partir de Coimbra, da Alta histórica da cidade, nos dias 20 e 21 de maio.
“A mítica prova do Campeonato do Mundo de Rally (WRC) voltou em 2019 à região Centro do país, 18 anos depois da sua última passagem, e o balanço não podia ser mais positivo: o evento trouxe milhares de pessoas à região, aumentou a estadia média e gerou um retorno superior a três dezenas de milhões de euros. O ano passado, o evento foi cancelado devido à pandemia da COVID-19, e está agora de regresso, para a sua 54ª edição. O apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra ao Rally de Portugal vai ser analisado e votado na próxima reunião do executivo municipal”, adianta a autarquia em nota.
A mítica prova vai este ano para a estrada, de 21 a 23 de maio, com passagens em Arganil, Lousã, Góis e também em Mortágua, uma das novidades anunciadas o ano passado, que será concretizada nesta edição.
A etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Rally, organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), mantém-se, assim, na região Centro do país e volta a partir de Coimbra, com a cerimónia oficial de arranque marcada para o dia 21 de maio, na Alta universitária, sendo que a festa já começa no dia anterior.
“Uma prova que, durante três dias, proporcionará a todos os interessados nesta modalidade assistirem ao vivo aos melhores pilotos internacionais e nacionais desta modalidade, contribuindo, assim, para a divulgação e promoção da cidade de Coimbra na organização de eventos desportivos, para a passagem de milhares de adeptos da modalidade pela cidade, para o desenvolvimento da economia local e regional”, salienta a Câmara.
A CM Coimbra vai “apoiar o evento financeiramente e contribuirá, também, com a criação das condições para que o arranque oficial da prova aconteça na cidade, na Alta universitária, ficando responsável por toda a logística e pela segurança do evento. Uma questão que vai ser analisada e votada na reunião do executivo municipal da próxima segunda-feira”.