CentroTV

Rally de Tábua na estrada no último fim de semana de setembro

O Rally de Tábua 2018 vai para a estrada nos dias 29 e 30 de setembro.

A prova que faz parte do CCR – Campeonato Centro de Ralis é organizada numa parceria da Mk Associação de Desportos e Makinas com a Escuderia Castelo Branco, e com a autorização da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

A apresentação da prova foi realizada no passado dia 14 de setembro no Centro Cultural de Tábua, que contou com a presença de entidades, parceiros, patrocinadores, imprensa e vários elementos da organização, sendo apresentada toda a estrutura da prova e novidades preparadas para esta edição.

David Pinto, presidente da direção da Mk Makinas apresentou alguns dados, informações e factos da edição de 2017 do rally, assim como todas as ações de divulgação que têm sido feitas e que irão ser feitas até ao dia da prova, aproveitando para agradecer a todas a entidades, parceiros, patrocinadores e voluntários que vão contribuir para que esta prova vá para a estrada.

Apresentou também o vídeo promocional do Rally, assim como alguns números desta organização foram referidos, como por exemplo, 82 Km de prova, 100 elementos de segurança, duas equipas de controladores, quatro Inter´s, dois médicos de prova, quatro carros de segurança e 15 Zonas Espetáculo.

António Sequeira, presidente da Escuderia Castelo Branco referiu os pressupostos da parceria firmada com a Mk Makinas, assim como a importância do apoio de todas as entidades para a realização desta prova.

Luis Dias, membro da Escuderia e o Diretor da Prova, apresentou todos os pormenores e novidades da edição de 2018, que passa todo o centro nevrálgico para o Pavilhão Multiusos de Tábua. De facto, este equipamento municipal tem todas as condições para albergar toda a logística necessária, com muito espaço exterior para o parque fechado, parque de assistências e podium.

Outra das novidades apresentada pelo diretor de prova é a dupla passagem pela Super-Especial noturna na vila de Tábua, feita em sentido contrário ao ano passado.

No domingo dia 30, a parte competitiva também apresenta novidades, pois é feita em sistema de ronda. Começa com o troço de São João da Boavista\Candosa, que em tempos fez parte do Rally de Portugal, passa para o troço de Covas\Midões (outra novidade para este ano) e novamente para uma segunda passagem por São João da Boavista\Candosa.

O troço de Covas\Midões, com cerca de 9km, não era feito em ralis há cerca de 18 anos, sendo que vai substituir o troço de Tábua.

Nesta apresentação, foi referida também a importância da segurança numa prova deste tipo, sendo que várias medidas serão novamente implementadas. O público tem uma quota-parte de responsabilidade no sucesso duma prova automobilística, pois a sua responsabilidade em se colocarem em sítios seguros e afastados da passagem dos concorrentes acatando sempre as indicações dos elementos da organização e forças de segurança, é importante para que tudo se desenrole sem problemas.

A organização está a preparar uma zona espetáculo na Super-Especial noturna na Vila de Tábua, com zona com animação, com um salto, informação dos tempos dos concorrentes e ainda a possibilidade de uma bancada para o público.

O presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, também presente nesta apresentação, agradeceu ao Mk Makinas a realização de mais uma atividade, dando os parabéns à Associação pelos assinaláveis sucessos que têm tido as outras provas realizadas.

Referiu que a Câmara Municipal de Tábua apoiará esta realização, dentro das possibilidades da autarquia, sendo que é com este tipo de eventos que se leva mais longe o nome de Tábua. Agradeceu ao Mk Makinas toda a divulgação que tem feito dos seus eventos, pois assim também está a levar mais longe o nome de Tábua.

Depois da prova ter sido divulgada em várias provas do nacional e regional de ralis, também no Rally dos Açores e no Rally de Portugal, na FACIT 2018, no Caramulo MotorFestival 2018, em Moraleja (Extremadura) Espanha pela Escuderia Castelo Branco, no Palácio do Gelo em Viseu, estão a ser preparadas mais formas de divulgação e promoção da prova.