Ramalho Eanes esteve ontem em Coimbra a apoiar a candidatura de Manuela Machado.
O ex-Presidente da República, que preside à Comissão de Honra da candidatura autárquica do PS em Coimbra, afirmou que “Manuel Machado bem merece um novo mandato autárquico”. Ele e a mulher, Manuela Eanes, estiveram ontem em Coimbra, numa cerimónia no Convento São Francisco.
“Ser apoiado por Ramalho Eanes é um exemplo e uma inspiração”, afirmou Manuel Machado, que elegeu como principais adversários nas eleições de domingo “o populismo” e “a abstenção”, salienta.
Em declarações aos jornalista, o antigo Presidente da República, disse que Manuel Machado “é um homem com projetos e estratégia, que sabes estabelecer prioridades e responder-lhes”.
“Não podia deixar de apoiar Manuel Machado nesta campanha autárquica”, afirmou Ramalho Eanes no Convento São Francisco durante a apresentação da Comissão de Honra da candidatura do PS aos órgãos autárquicos. “Elegê-lo será contribuir para a modernização cultural e económica de Coimbra e para garantir que a sua autarquia terá um presidente solidário”.

Para além do casal presidencial, a Comissão de Honra integra “ilustres conimbricenses como Manuel Alegre, o professor catedrático Duarte Nuno Vieira, Vital Moreira, a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, Jorge Conde (presidente do Instituto Politécnico de Coimbra), Teresa Mendes (presidente do Instituto Pedro Nunes), o mágico Luís de Matos, o futebolista João Traquina (capitão da equipa de futebol da Académica), entre muitas outras personalidades e empresários, num total de 290 pessoas”, adianta o PS em nota.
Manuel Machado não “escondeu quanto se sentiu distinguido pelo apoio de António Ramalho Eanes e de Manuela Eanes: “Esta declaração pública de apoio do General Ramalho Eanes honra muito a minha recandidatura – e honra também a cidade de Coimbra”, afirma Manuel Machado. “Sois um exemplo e uma inspiração”.
Ramalho Eanes, por seu turno, afirmou conhecer bem o trabalho de Manuel Machado na autarquia de Coimbra. “Bem merece um novo mandato autárquico dos cidadãos de Coimbra”, afirmou o ex-Presidente. “Manuel Machado conhece como ninguém Coimbra e as suas gentes e é a ela que dedica competência, abertura ao diálogo e tolerância”.
Manuel Machado já tinha retribuído antecipadamente os elogios. “O ex-Presidente Ramalho Eanes é uma força, revolucionária e serena, da democracia em Portugal, que soube defender e fazer respeitar como ninguém”, afirmou Manuel Machado. “Se há uma caraterística que o distingue é a sua integridade sem mácula, a sua profunda seriedade: ser apoiado por ele honra-me muito. Os candidatos do PS também se sentem honrados”, conclui.
Ao longo do seu discurso Manuel Machado atacou duramente “os movimentos de extrema-direita”, “o populismo” e “o ódio e o rancor” que se expressam nas redes sociais. “Não cederemos um milímetro ao populismo!”, garantiu. “Sentimos a confiança do povo, vamos vencer estas eleições!”, concluiu deixando uma mensagem de confiança e apelando ao voto no domingo.