CentroTV

Recriação histórica de abril de 1969 em Coimbra

O Largo Dom Dinis foi hoje palco de uma recriação histórica de alguns dos momentos mais célebres que ocorreram em abril de 1969, em Coimbra, no despoletar da Crise Académica, como a inauguração do edifício de Matemática da Universidade de Coimbra, a repressão e cerco aos estudantes pela GNR, a Assembleia Magna e a greve aos exames.

Desde o dia 16 de abril que a cidade de Coimbra tem comemorado os 50 anos da Crise Académica de 1969 com um vasto programa que inclui iniciativas diversas. Hoje, no Largo Dom Dinis, foi dia de uma recriação histórica.

Na iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra e encenada pela Viv’Arte, foram retratados alguns momentos históricos de abril de 1969, a que assistiram, entre muitos curiosos, os vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade e Carina Gomes, o presidente da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha, e o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Alfredo Dias.

O programa de comemorações dos 50 anos da Crise Académica, que tem a organização da AAC, contando ainda com a CM Coimbra e a UC, e a parceria da Fundação Inatel e da Turismo do Centro.