CentroTV

Rede de Cafés Históricos da Península Ibérica nomeada para prémio europeu de Turismo

O Café Santa Cruz de Coimbra faz parte dos Cafés Históricos da Europa

A Associação dos Cafés com História de Portugal é uma das selecionadas para um Prémio pelo Especial Interesse para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo em Património Cultural, atribuído pela European Cultural Tourism Network.
A criação de uma rede entre Portugal e Espanha que estabeleça um itinerário de Cafés Históricos foi a proposta apresentada à “European Cultural Tourism Network” (ECTN) na secção “Transnational Thematic Tourism Products, including European Cultural Routes”, agora nomeada para um prémio nessa categoria.
O anúncio e entrega de prémios acontecerá no Encontro Internacional da ECTN , a decorrer no dia 22 de outubro, na cidade de Rijeka, na Croácia. Mais informações em http://www.culturaltourism-network.eu/.
O presidente da Associação Portuguesa dos Cafés Históricos, Vitor Marques, considera que integrar a lista de nomeados é um incentivo para prosseguir o trabalho que começou com a criação da rede nacional de Cafés Históricos.  E destaca, de entre outras atividades, a realização de um encontro europeu cujas atas foram publicadas este mês, sob o tema “Os Cafés Históricos como Património Cultural”.
A Vítor Marques, coproprietário do Café Santa Cruz, em Coimbra, junta-se Fernando Franjo, um jornalista e escritor espanhol que tem desenvolvido extensa pesquisa sobre a história dos cafés em Espanha, tendo publicado o livro “50 Cafés Históricos de España e Portugal”.