CentroTV

Região Centro em força na 80ª Volta a Portugal em Bicicleta

Arranca hoje e vai decorrer até ao dia 12 de agosto a 80ª Volta a Portugal.

Quatro das doze etapas da Volta a Portugal vão ter lugar na região  Centro.

A mais marcante será a 3ª etapa. Os concelhos afetados pelos grandes incêndios de 2017 do centro do país serão homenageados na terceira etapa, com o pelotão a passar por todos eles, numa tirada entre a Sertã e Oliveira do Hospital, com várias contagens de montanha, a última das quais de terceira categoria, a quatro quilómetros da meta.

Esta tirada vai ter um convidado especial, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Como nunca antes aconteceu, a prova vai começar em Setúbal. O Prólogo coincidindo com os festejos da emblemática Feira de Santiago, tradição com mais de quatro séculos de história, vai animar, ainda mais, o início da Volta. Será a Grande Partida da edição 80 da maior prova velocipédica portuguesa.

No percurso há diversas estreias e assinala-se o tão aguardado regresso ao Algarve e com etapas totalmente alentejanas.

No fim, Fafe onde a Volta é sempre brindada com banhos de multidão abre, pela primeira vez na história, a “Sala de Visitas do Minho” para atribuir os louros da vitória aos novos vencedores da Volta a Portugal em bicicleta.

Nas palavras do diretor de prova, Joaquim Gomes, “é uma Volta que para além do regresso ao Algarve e ao Alentejo será marcada pelo regresso da Covilhã e da Serra da Estrela, que se junta a Mondim de Basto e Fafe, como os dias mais decisivos”.

Do modo como foi desenhada a prova, onde todos terão oportunidade de se mostrar consoante as características de cada etapa, com alguns dos dias mais duros na última semana e com as míticas etapas da Sra. da Graça ao sábado e a Estrela ao domingo, o vencedor apenas será revelado no fim dos quase 1600 quilómetros de competição que terminam numa intensa luta contra o cronómetro.

Com 21 equipas participantes e um pelotão rejuvenescido que ronda os 150 homens, a 80ª Volta a Portugal Santander apresenta este ano cinco equipas internacionais do escalão Continental Profissional, o segundo mais importante na hierarquia da União Ciclista Internacional.

Os novos regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo permitem também a inclusão na prova de novas formações portuguesas.

 

 

Etapas da Volta a Portugal em bicicleta, cuja 80.ª edição se disputa entre quarta-feira e 12 de agosto, num total de 1.578,9 quilómetros, de Setúbal a Fafe:

01 ago, Prólogo: Setúbal – Setúbal, 1,8 km (CRI).

02 ago, 01.ª etapa: Alcácer do Sal – Albufeira, 191,8 km.

03 ago, 02.ª etapa: Beja – Portalegre, 195,3 km.

04 ago, 03.ª etapa: Sertã – Oliveira do Hospital, 175,9 km.

05 ago, 04.ª etapa: Guarda – Covilhã (Penhas da Saúde), 171,4 km.

06 ago, 05.ª etapa: Sabugal – Viseu, 191,7 km.

07 ago, Dia de Descanso.

08 ago, 06.ª etapa: Sernancelhe – Boticas, 165,4 km.

09 ago, 07.ª etapa: Montalegre – Viana do Castelo (Santa Luzia), 165,5 km.

10 ago, 08.ª etapa: Barcelos – Braga, 147,6 km.

11 ago, 09.ª etapa: Felgueiras – Mondim de Basto (Senhora da Graça), 155,2 km.

12 ago, 10.ª etapa: Fafe – Fafe, 17,3 km (CRI).