CentroTV

Região de Coimbra associa-se ao movimento “Hora do Planeta”

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra associa-se à Hora do Planeta, através dos seus municípios. Esta iniciativa da organização global WWF – World Wildlife Found que anualmente, no último sábado de março, junta milhões de pessoas em todo o mundo para uma ação simbólica de defesa da natureza, dedica a edição de 2022 ao Restauro da Natureza, numa união à campanha do European Policy Office da WWF, “Move-te pela Natureza”.

Neste âmbito, no dia 26 de março, os municípios da Região de Coimbra comprometem-se, entre outras iniciativas, a desligar as luzes entre as 20h30 e 21h30:

Arganil: Paços do Concelho, Biblioteca Municipal Miguel Torga (Arganil), Centro Atividades Juvenis (CAJ), Escola Básica do 1º Ciclo de Arganil, Blocos A e B da Cerâmica Arganilense e Edifício da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva.

Cantanhede: Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Museu da Pedra, Casa Francisco Pinto, Piscinas Municipais, Estaleiro Municipal e Inova – Empresa Municipal.

Coimbra: Paços do Município e Aqueduto de São Sebastião, popularmente conhecido como os Arcos do Jardim.

Góis: Paços do Concelho – Largo Francisco Inácio Dias Nogueira – Praça da República

Lousã: Jardim dos Paços do Concelho e Biblioteca Municipal

Mealhada: Paços do Concelho

Mira: Paços do Concelho de Mira, Casa do Visconde e Tribunal de Mira, Estátua do Infante Dom Pedro, Complexo Desportivo de Mira, Biblioteca Municipal de Mira, Museu do Território da Gândara, MiraCenter – AIBAP, Palheiro de Mira – Museu e Posto de Turismo da Praia de Mira

Montemor-o-Velho: Castelo de Montemor-o-Velho

Mortágua: largos, praças e fontes ornamentais

Oliveira do Hospital: Largo Ribeiro do Amaral

Soure: Paços do Concelho e espaço envolvente ao Castelo de Soure

Vila Nova de Poiares: Paços do Concelho e Monumento ao Cristo

“Os municípios convidam ainda todos os munícipes, empresas e entidades públicas ou privadas do concelho, a associarem-se também a esta iniciativa e apagarem as luzes, num movimento que terá tanta expressão quanto maior o número de pessoas que aderirem”, apela em nota a CIM Região de Coimbra.

Ano após ano, a Hora do Planeta tem vindo a crescer para se tornar num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 192 países e territórios que, numa demonstração de apoio a esta causa, desligam simbolicamente as suas luzes durante uma hora, a Hora do Planeta.

Em março, a Comissão Europeia vai apresentar uma proposta legislativa sobre restauro da natureza, a ser posteriormente discutida entre os Estados-membros para a sua adoção. Atualmente, cerca de um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção e a saúde dos ecossistemas dos quais dependemos está a deteriorar-se mais rapidamente do que nunca. A Europa não é exceção, com 63% de suas espécies e 81% dos seus habitats protegidos em mau estado de conservação.