CentroTV

Região de Coimbra mostra diversidade do território para atrair investimento na Expo Dubai

Do mar à serra, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra dá a conhecer a sua diversidade na Expo Dubai 2020, numa ação que tem lugar, entre hoje e manhã, no Pavilhão de Portugal e que tem como principal objetivo atrair investimento para o território.

A Região de Coimbra promove, entre 16 e 17 de fevereiro, uma “iniciativa que vai colocar o melhor do território em destaque no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020 e que pretende mostrar a oferta que a Região de Coimbra tem para oferecer”, refere hoje a CIM em nota.

“Ao longo dos dois dias, a CIM Região de Coimbra vai ter um programa diversificado de atração de investimento que vai envolver apresentações à imprensa, a empresários no Dubai e reuniões com parceiros do setor do turismo do Medio Oriente, entre outros. Queremos mostrar que a nossa Região é vasta e tem diversas oportunidades construídas na soma da sua identidade, cultura, património”, afirma Emílio Torrão, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

A acompanhar a comitiva institucional da CIM Região de Coimbra, composta pelos presidentes dos municípios, também estarão “alguns empresários destes concelhos, com o objetivo de conhecerem o mercado do oriente e conquistar novas oportunidades fora da Europa”.

A Expo Dubai é uma “excelente ‘montra’ para atrair parcerias e investidores e esse é o principal objetivo desta comitiva: dar a conhecer as potencialidades existentes na Região de Coimbra para atrair investimento e abrir as portas deste mercado promissor às PME deste território”, frisa a CIM.

“Queremos mostrar a força e a diversidade do nosso território e a excelência e a competitividade das nossas PME. Teremos muitas oportunidades de investimento que vão ser exploradas ao longo dos dois dias, em diversos setores estratégicos como imobiliário, têxtil, biotecnológico, saúde, design, construção civil, energias renováveis, entre outros”, conclui Emílio Torrão.

Acrescentando que “além das oportunidades que podem surgir nessas reuniões, e no âmbito da distinção da Região de Coimbra enquanto Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, será igualmente realizada uma degustação de produtos típicos deste território português, com a assinatura do chef Chakall, que vai fazer crescer água na boca aos mais reticentes”.

Ainda no âmbito da alimentação e sustentabilidade, o projeto internacional Food Corridors “também fará uma apresentação, no dia 17, que inclui a presença de representantes dos países parceiros: Itália, Grécia, Eslovénia, Estónia, Hungria e Roménia”. Este projeto, liderado pela CIM Região de Coimbra, “incentiva a criação de uma rede de cidades comprometidas com a elaboração de planos alimentares que se estendam das áreas urbanas e periféricas por um corredor que facilite uma ligação urbano-rural. Essa abordagem vai aumentar a criação de ambientes de produção e de consumo assentes numa base de sustentabilidade económica, social e ambiental”.

A presença da Região de Coimbra nesta exposição mundial vai “despertar a atenção do Médio Oriente para a realidade da Região, criando uma nova oportunidade de comunicação e promoção do destino num grande palco mundial”, conclui a CIM.