CentroTV

Região de Coimbra ultrapassa as mil reservas no transporte flexível

Cerca de meio ano depois de ter começado a funcionar em pleno, o SIT Flexi – Transporte Flexível a Pedido da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra já ultrapassou as 1300 reservas, estando em constante crescimento.

O SIT Flexi já está implementado em 17 municípios da Região de Coimbra e chega a 49 mil pessoas, existindo já uma forte adesão na maioria dos concelhos. Neste momento estão planeadas 109 rotas que garantem uma cobertura de 501 lugares, através de uma parceria com mais de 130 operadores de táxi locais.

Trata-se de uma solução de mobilidade inovadora e um complemento à rede pública regular. O objetivo da CIM Região de Coimbra passa por garantir uma cobertura dos serviços de transporte de passageiros em quase toda a sua extensão territorial, oferecendo uma alternativa de mobilidade aos cidadãos.

O serviço prestado, com preços semelhantes aos de uma viagem de autocarro, distingue-se, contudo, por ser apenas ativado mediante reservas gratuita por telefone (800 200 201) mediante marcação prévia feita até às 15h00 do dia anterior ao dia da viagem. Depois de agendada, a viagem começa numa das paragens disponíveis na região.

Esta abordagem, flexível e à medida das necessidades da população, contribui para a inclusão social nestas localidades e permite uma gestão mais sustentável da mobilidade em termos económicos e ambientais, ao acarretar um baixo custo e reduzir a pegada ecológica ao mínimo.