CentroTV

Relatório sobre descarrilamento na Adémia só em agosto

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes e Aéreos e Ferroviários (GPIAAF) adianta o mês de Agosto como data provável para tornar publico o Relatório final do Descarrilamento da Adémia.
 
De acordo com a Unidade de Transporte Ferroviário do GPIAAF, no processo de elaboração do documento para divulgação pública, espera em Junho remeter o relatório para audição junto dos interessados e torna-lo público dois meses depois.
 
A indicação foi veiculada pelo Gabinete no inicio de abril, um ano depois da ocorrência, numa nota informativa. O esclarecimento surge no ultimo de quatro pontos do artigo: “Estado Actual da Investigação e Próximas Acções”.
 
A matéria apurada até ao momento não coloca em causa a segurança da circulação ou motivou qualquer alerta junto das empresas de transporte ferroviário ou Regulador técnico.
 
Mas releva, no mesmo ponto, que há documentação em falta. A investigação em curso, lê-se, aguarda de uma empresa internacional o enviou de esclarecimentos e documentação solicitada.
 
A nota informativa do Gabinete foca-se ainda em pontos como o “Enquadramento” da actuação do Gabinete, um “Breve Resumo da Ocorrência” e o método usado na “Investigação”.
 
Foi a um de Abril 2017, recorde-se, que o descarrilamento do comboio de mercadorias do relatório cortou a linha do norte, na região de Coimbra, por mais de 48 horas, e a via descendente por mais de 100.