CentroTV

Removida espécie invasora no canal da margem esquerda do Parque Verde do Mondego

A Câmara Municipal de Coimbra iniciou, na segunda-feira, uma operação de remoção da alga invasora elódea-africana no canal da margem esquerda do Parque Verde do Mondego.

A Câmara de Coimbra debate-se, desde finais de 2017, com a invasão da elódea-africana no canal da margem esquerda do Parque Verde do Mondego, após a situação ter sido detetada pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

A autarquia inicia agora uma nova operação de remoção para tentar controlar a expansão desta alga invasora, uma vez que esta espécie coloca em risco a biodiversidade autóctone e os serviços ecológicos das massas de água, mas também se revela um grande constrangimento à navegabilidade do canal e ao seu uso para a prática desportiva.

Os trabalhos foram iniciados no dia 21 de fevereiro de 2022 e está prevista a duração de aproximadamente uma semana. A operacionalização segue procedimentos rigorosos de minimização da propagação da elódea-africana, embora esta espécie já se encontre em vários locais do leito do Rio Mondego.