CentroTV

Renovação do passe escolar passa a ser anual e será gratuito durante doze meses em Coimbra

Os cerca de 8.000 alunos do concelho de Coimbra que vão ter direito a transporte gratuito no próximo ano letivo já podem renovar o passe escolar em qualquer loja dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), revela hoje a autarquia.

“As grandes novidades são que a renovação passa, agora, a ter um caráter anual – ao contrário da renovação mensal em prática nos anos transatos – e o título será válido para doze meses – em vez de ser apenas para os meses da atividade escolar”, refere a Câmara de Coimbra em nota de imprensa.

A implementação destas medidas surge no “âmbito do Laboratório de Experimentação (LabX) Municipal de Coimbra, que foi criado em setembro do ano passado, com o objetivo de desenvolver e implementar ideias e projetos que melhorem os serviços públicos prestados pelo município aos cidadãos”.

O Plano Municipal de Transportes Escolares de Coimbra para o ano letivo de 2020/2021, que representa um investimento estimado de cerca de 3,2 milhões euros e pretende garantir o transporte gratuito escolar a cerca de 8000 alunos do concelho, “traz duas grandes novidades: a renovação do passe pelo período de um ano, em vez das habituais renovações mensais, que obrigavam a várias deslocações às lojas dos SMTUC; e o alargamento da validade do passe escolar gratuito e ilimitado a um ano – e não apenas aos meses de atividade escolar -, de forma a promover a autonomia e a sociabilidade das crianças e jovens, bem como a descarbonização ambiental, privilegiando a utilização de transportes públicos”.

Esta medida “assume especial importância no presente contexto de pandemia da COVID-19 evitando que milhares de pessoas se desloquem todos os meses às lojas dos SMTUC”, frisa ainda a autarquia.

Duas medidas que foram desenvolvidas pela equipa de trabalho do LabX Municipal de Coimbra, que opera diretamente com o LabX criado pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P., responsável por melhorar os serviços da Administração Pública, nomeadamente através do Simplex. O LabX Municipal tem a missão de desenvolver ideias e projetos que melhorem os serviços camarários.