CentroTV

Requalificação do antigo Teatro de Penamacor com visto do Tribunal de Contas

O contrato para reabilitação do antigo Teatro de Penamacor já tem visto do Tribunal de Contas, adianta a Câmara Municipal.

A obra foi adjudicada por deliberação de Câmara, de 11 de janeiro de 2019, pelo valor de 1.988 749,56 euros + IVA, com prazo de execução de 730 dias.

“A obra é financiada em cerca de meio milhão de euros pela PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Penamacor e em cerca de 1,6 milhões de euros pela linha de financiamento do IFRRU – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas”, adianta ainda em comunicado a autarquia.

O contrato com a entidade executante foi celebrado em 20 de fevereiro de 2019 e visado pelo Tribunal de Contas em 28 de maio de 2020.

A proposta tem como objetivo final definir os conceitos da reabilitação do edifício existente, propondo a ampliação que albergará algumas funções essenciais e complementares ao bom funcionamento de um equipamento desta natureza, tais como: bilheteira / receção / bengaleiro, instalações sanitárias, bar, camarim e acesso direto à sala polivalente do piso 3.

O antigo Teatro de Penamacor “encontra-se devoluto e necessita urgentemente de ser intervencionado, para que não se perca um excelente exemplar de sala de espetáculos baseado na tipologia de modelo de teatro italiano”.

Além da “reocupação e preservação do património arquitetónico e dos valores histórico/culturais a ele inerentes, ainda acresce a vantagem de se transformar num equipamento multifuncional, capaz de permitir a promoção de espetáculos de teatro, cinema e outras artes, a realização de colóquios, seminários, worshops ou encontros temáticos, a promoção do associativismo local, atraindo mais visitantes à vila e aumentando o desenvolvimento da economia local”, conclui o município.