CentroTV

Rotary de Oliveira do Hospital homenageou jornalista José Vasconcelos

O carismático jornalista da Beira Serra, José Travassos Vasconcelos foi homenageado, pelo Rotary Club de Oliveira do Hospital, num jantar que reuniu diversas personalidades da região, entre autarcas, dirigentes de coletividades, amigos e, como não poderia deixar de ser, familiares do conhecido profissional da comunicação social regional.

Jornalista há várias décadas em Arganil, primeiro no Jornal de Arganil, já desaparecido, e posteriormente ao serviço do jornal “A Comarca de Arganil”, José Vasconcelos foi recordado por todos os presentes como um exemplo de “profissionalismo” e “dedicação”, que tem primado sempre pelo “rigor e isenção”, no exercício da sua atividade.

“O Zé Vasconcelos escuta com isenção, o que não é fácil, nem nunca foi fácil, e reproduz fielmente o que escuta”, afirmou o seu antigo professor primário e vice presidente da Fundação Memória de Arganil, que detém A Comarca de Arganil, José Dias Coimbra, para quem a “simplicidade e humildade” do “Zézito” devem ser um exemplo a seguir por outros profissionais.

Também o presidente do Rotary Club de Oliveira do Hospital, Carlos Remédios, destacou os “elevados padrões éticos” e “profissionalismo” demonstrados ao longo de décadas por José Vasconcelos, que fazem com que este seja “um profissional carismático” e um “exemplo de integridade, honestidade e respeito”. “O Rotary Club de Oliveira do Hospital considera o jornalista José Travassos Vasconcelos a voz de um povo, a voz do seu povo” afirmou Carlos Remédios, enaltecendo a forma como o jornalista tem servido as “suas gentes”, sempre com “uma atitude de enorme qualidade humana”.

Elogios que se estenderam noite dentro e que vieram dos mais variados setores e concelhos. Da Pampilhosa da Serra, o autarca e amigo José Brito, não poupou predicados ao jornalista, que segundo ele, conhece como ninguém a região da Beira Serra. “Ele faz amizades em todo o lado, no concelho da Pampilhosa em cada lugar que ele vai, e são muitos, ele conhece gente”, referiu o autarca, que fez questão de demonstrar a enorme gratidão que o seu Município tem pelo trabalho do jornalista. “Ele exerce esta atividade com espírito de sacerdócio, fá-lo com gosto, com prazer, e por isso a dedicação que ele tem perante este território é algo que temos de lhe agradecer”, afirmou o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, sublinhando o “grande amor à causa” que é a sua profissão, e a forma como Vasconcelos tem mostrado à região e ao mundo “os nossos territórios”. “Em nome do meu Município deixo um agradecimento muito grande por aquilo que tem feito”, concluiu o autarca.

Também o vice presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, destacou o profissional de “mão cheia” que é José Vasconcelos, a quem, segundo o autarca, a Beira Serra e as suas gentes devem “estar gratas” pelas décadas de profissionalismo e “elevados padrões éticos” com que desempenhou a sua profissão. “É um profissional capaz de dar voz a todos”, referiu ainda o autarca, que agradeceu tudo o que o jornalista tem feito para mostrar Arganil ao mundo, pois “tanto faz notícias dos centros mais urbanos, como do lugar mais recôndito”.

De Oliveira do Hospital os elogios ao trabalho do jornalista vieram a dobrar. Presidente e vice presidente da Câmara enalteceram o contributo do profissional e do jornal “A Comarca de Arganil” para a história da Beira Serra. José Carlos Alexandrino considera que, apesar de arganilense, Vasconcelos tem acompanhado sempre o pulsar do concelho de Oliveira do Hospital, o que faz dele um jornalista conhecido e reconhecido na região.

 

Fonte: Folha do Centro