A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra apresentou hoje, na FESTURIS Gramado (Brasil), os roteiros turísticos “Coimbra – Cidade e Região”.
“Apoiados no potencial incalculável de recursos turísticos que permitem deslocar, em grande parte, o fluxo turístico dos grandes centros urbanos para áreas circundantes com expressivo património histórico-étnico-cultural, estes roteiros, consistentes e inovadores, têm capacidade de cativar o interesse dos turistas/visitantes para uma deslocação ao território, possibilitando a realização de circuitos pelos diversos concelhos e estimulando uma permanência mais prolongada na Região de Coimbra”, refere a CIM em comunicado.
São nove roteiros de três dias com a seguinte lógica: ter como ponto de partida a rede de circuitos complementares da cidade de Coimbra, que estão intimamente ligados com o património classificado pela UNESCO (Universidade, Alta e Sofia), e continuar a visita noutros 2 municípios da região. Desta forma, com programação desenhada e organizada para três dias, somando pelo menos dois diferentes municípios da Região de Coimbra aos circuitos da sua “cidade-âncora”, numa perspetiva de “Coimbra + 2”, pretende-se promover e diversificar a oferta turística desta região para que os turistas se sintam motivados a prolongar a sua estadia.
“Somos um território simultaneamente de mar e de serra, do urbano e do rural, da inovação e da tradição e, respeitando o enlace perfeito destas dualidades, temos apostado em nos conhecermos melhor, conhecer a nossa história, conhecer os nossos serviços, conhecer o que nos torna únicos, para assim sermos mais capazes de nos edificarmos enquanto destino turístico, dando-nos a conhecer através de diversos roteiros multitemáticos repletos de experiências e sensações ímpares sempre a pensar em quem nos visita”, afirmou o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, durante a apresentação.
Em parceria com a Universidade de Coimbra e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, a CIM Região de Coimbra marca presença na FESTURIS Gramado 2019, com o objetivo de posicionar a marca “Região de Coimbra” no mercado brasileiro, aproximando a região de potenciais parceiros. As ligações entre os dois países estão a permitir o estabelecimento de contactos institucionais e empresariais importantes, criando resultados indiretos bastante positivos.