CentroTV

RUC apresenta nova grelha de programação

Inicia-se hoje a nova grelha de programação e informação da Rádio Universidade de Coimbra. Após um verão quente, mas ainda confinado, a RUC agasalha-se com a Nova Grelha Regular 2021/2022, centrada na informação, na música e na cultura emergente.

A entrada da nova grelha é celebrada no dia 12 de outubro, nos Jardins da Associação Académica de Coimbra (AAC), onde a Festa de Apresentação da Grelha Regular é feita com um concerto de João Não e Lil Noon e DJ Sets da casa.

Nesta Grelha Regular, destaca-se o regresso do “Café Olé” às manhãs radiofónicas, com novos locutores e novas rubricas, e do “Jazzmatazz”, que promete colocar o jazz num lugar central do éter. Surge, também, “Vektor”, programa que assume o lugar do antigo “Kepler”, ganhando em si uma eletrónica mais crua, dura e industrial. Destaque ainda para “Brava” que, 10 anos depois, volta a ser ouvido na antena da RUC.

A RUC continua a assumir-se como uma rádio local e universitária, uma rádio escola composta por estudantes e programas de autor. Neste campo, destacam-se alguns daqueles que têm estreia nos próximos dias. “Ruas” traz a música que se faz na cultura dos subúrbios urbanos e “Meio Ambiente” brinda-nos com a interpretação que seis locutores diferentes fazem da família de géneros do ambient. Antecipando o fim-de-semana, à sexta-feira, “Terra Incógnita” foca a esquizofrenia do experimentalismo musical DIY do início deste século e “Ethereal” promete embalar em noites de sonhos carregadas de shoegaze

Depois de um verão marcado pelo acompanhamento das eleições autárquicas, o Departamento de Informação da RUC reforça a sua cobertura. Regressa à antena “A Praça e a República” e a emissão diária do programa informativo “Observatório”. Este último traz novidades quanto ao seu formato: apesar de manter o foco na atualidade, à terça, quarta e sexta-feira, o “Observatório” aproxima-se  do “De A a C” – programa informativo da Grelha de Verão – e leva-nos a conhecer melhor a AAC.

À segunda-feira a emissão centra-se nos assuntos emergentes no seio da academia e à quinta o destaque é dado ao desporto conimbricense. Diariamente, continuaremos a contar com as rubricas sobre a atualidade europeia e sobre o crime na cidade, às quais se somam novos espaços informativos dedicados à literatura, à tecnologia e ao ambiente.

Os Relatos RUC mantêm a sua missão de fazer chegar os jogos da Académica aos seus fiéis adeptos, acompanhando em direto da antena da RUC todas as partidas do clube. Regressam com o programa “Prognósticos” à segunda-feira, onde é feita a análise (sempre parcial) das exibições da Briosa.

Estas e outras novidades podem ser acompanhadas nos habituais 107.9FM, no novo site (www.ruc.pt) e nas redes sociais da RUC.