CentroTV

“Sabores da Escrita” dedicado a Jorge Amado e gastronomia brasileira

A próxima conferência e jantar temático integrados no ciclo “Sabores da Escrita” são dedicados à gastronomia brasileira, através da conferência intitulada “Com água na boca: saberes e sabores na obra de Jorge Amado”, por Maria Aparecida Ribeiro, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e do jantar temático que sucede àquela.

A iniciativa decorre na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, na Casa da Escrita, a partir das 20h00.

A abordagem do património alimentar da cozinha brasileira á baseada na obra de Jorge Amado, a qual revela que, na cozinha baiana, entram muitos saberes. Vêm dos índios, dos africanos, dos portugueses e dos turcos e mostram uma culinária de sabores variados, onde os pratos têm, por vezes, nomes curiosos e cuja confeção, em muitos casos, exige tempo, paciência e bastante conhecimento.

Desde o seu primeiro romance, O País do Carnaval, escrito aos 18 anos, o escritor coloca os seus personagens, pobres ou ricos, a comer. E aprende-se que a comida não é apenas alimento, mas que aguça todos os sentidos, tornando vizinhos e fazendo interpenetrar-se sensorial e sensual.

É sobre a relação da literatura com a gastronomia, desta vez, dedicada à rota de saberes brasileiros, que recai a ementa do jantar temático que sucede à conferência e que será confecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, sob coordenação geral de Mauro Rodrigues e coordenação do serviço de cozinha do Chef Artur Oliveira.

A ementa definida é a seguinte: Acarajé e Canja de capão, como entrada, Moqueca de peixe com farofa de dendê e arroz branco, como prato principal, Doce de Puta, Creme do Homem e Ambrosia, à sobremesa, acompanhados por Caipirinha, Suco de frutos tropicais, Cerveja artesanal e Vinho branco.

O jantar temático conta com a colaboração teatral da Cooperativa Bonifrates e da companhia Viv’Arte, que protagonizarão apontamentos cénicos inspirados na obra de Jorge Amado.