CentroTV

Saiba o que deve fazer para se proteger nestes dias de calor

A Direção-Geral da saúde emitiu as regras essenciais para se proteger neste dias de muito calor.

Quais os principais problemas relacionados com o calor?

A exposição a períodos de calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos – ondas de calor – constitui uma agressão para o organismo, podendo obrigar a cuidados médicos de emergência.

Em situações extremas de exposição ao calor intenso, podem surgir doenças relacionadas com o calor, como desidratação, agravamento de doenças crónicas, esgotamento, cãibras por calor, esgotamento devido ao calor e golpes de calor, esta última situação muito grave, e que pode provocar danos irreversíveis na saúde, ou inclusive levar à morte.

Quais as pessoas mais vulneráveis ao calor?

Algumas pessoas são mais vulneráveis aos efeitos do calor intenso e exigem uma atenção especial e medidas específicas para estarem protegidas, nomeadamente:

Quais os cuidados a ter com bebés?

Bebés e crianças pequenas são especialmente sensíveis aos efeitos do calor intenso e dependem dos adultos para se manterem seguros. Deve protegê-los do calor intenso com as seguintes medidas:

Deve contactar o SNS 24 – 808 24 24 24 – ou procurar assistência médica imediatamente sempre que identifique sinais de alerta como:

Quais os cuidados que devo ter se tiver 65 ou mais anos?

Todas as pessoas com mais de 65 anos devem ter em conta as seguintes recomendações:

Consulte o seu médico em caso de doença crónica ou se estiver a fazer uma dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos.

Quais os cuidados que devo ter se tiver doença crónica?

Salvo indicação médica deve:

Se tiver algum sinal ou sintoma associados ao calor, contactar o SNS 24 – 808 24 24 24 – ou procurar cuidados médicos de imediato. Deve ainda evitar a exposição dos medicamentos a temperaturas elevadas.

Quais os cuidados a ter nas pessoas com atividade no exterior?

Para as pessoas que mantém atividades no exterior é recomendado:

Quais as recomendações para quem pratica atividade física?

Quais os cuidados com pessoas isoladas?

As pessoas isoladas devem contactar ou ser contactado de forma periódica (pelo menos 2 vezes ao dia), para saber sobre o seu estado de saúde. Para além disso, informe-se sobre as condições climatéricas e locais climatizados.

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)