CentroTV

Sala da Cidade de Coimbra acolhe exposição de fotografia de Pedro Medeiros

A Câmara Municipal de Coimbra inaugura, no próximo sábado, dia 17 de novembro, pelas 15h30, a exposição “Hikari (Luz, Light)”, do fotógrafo Pedro Medeiros, na Sala da Cidade dos Paços do Município. A exposição estará patente até ao dia 19 de janeiro, de terça a sábado, das 13h00 às 18h00, com acesso pela Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes. A entrada é livre.

Com curadoria de Filipe Ribeiro, esta exposição resulta dos registos captados no período em que o fotógrafo viveu em Quioto, entre 2015 e 2017.

A interpretação do conjunto agora exposto leva Filipe Ribeiro a considerar que “desde o início, mais do que fotografar no Japão, ou constituir um arquivo de imagens dessa experiência, o objetivo assumido por Pedro Medeiros foi o de produzir uma obra fotográfica estabelecendo o preto e branco como linguagem estética. A partir da reflexão sobre o quotidiano, não se ficou pelo olhar consentido na esfera pública e por sua coreografia de gestos e seu quadro normativo, procurou sempre penetrar num espaço mais íntimo, insólito e mesmo proibido, onde a imagem que se intui e que se esconde é, por vezes, tão significativa como a imagem que se mostra e que é à superfície tal como se vê”.

Pedro Medeiros nasceu em Coimbra, em fevereiro de 1969. Entre 1993 e 1999, foi membro do Centro de Estudos de Fotografia e dos Encontros de Fotografia de Coimbra, nos quais trabalhou com diversos fotógrafos, nomeadamente Paulo Nozolino e Joel-Peter Witkin. Em 1997 ingressou na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e na Escola de Fotografia MauMaus, em Lisboa, prosseguindo os seus estudos em Inglaterra, no London College of Printing / London College of Communication (2000-2001).

Expõe desde 1997, tendo apresentado a sua obra em Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos da América, Grécia, Ucrânia e Japão. É fotógrafo freelancer desde 1999.

É autor de vários livros e monografias e está representado em diversas coleções públicas e privadas, nomeadamente, Ministério da Cultura/Centro Português de Fotografia; Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura; CAV – Centro de Artes Visuais/Encontros de Fotografia; CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Ministério da Justiça; Embaixada de Portugal no Japão; Universidade de Coimbra.