CentroTV

Sala da Cidade de Coimbra acolhe nova exposição e recriação 3D da “Última Ceia” de Hodart

A Sala da Cidade dos Paços do Concelho de Coimbra acolhe, a partir de hoje e até 16 de abril, a exposição «Projetos para o Mosteiro + Recriação 3D in situ da “Última Ceia” de Hodart».

A mostra pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00, e tem curadoria de Rui Lobo, João Mendes Ribeiro, Mauro Costa Couceiro e Susana Lobo, sendo uma coprodução de um projeto de investigação do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

A exposição ontem inaugurada na Sala da Cidade dos Paços do Concelho, com entrada pela rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, inclui também a apresentação de projetos de alunos do Departamento de Arquitetura da FCTUC para a instalação de um núcleo museológico e interpretativo nos espaços do antigo Mosteiro de Santa Cruz e área envolvente.

Nesta mostra é possível apreciar uma recriação contemporânea do claustro em redor da Fonte da Manga e a reposição de um elemento vertical, de referência urbana, no local da antiga Torre dos Sinos. A exposição inclui também a apresentação da recriação 3D da “Última Ceia”, de Hodart, projetada no seu local original.

Compreende ainda um programa de apresentações dedicadas aos projetos, à “Última Ceia” e também à reconstituição 3D do Mosteiro de Santa Cruz no ano de 1834. Assim, para além da inauguração de hoje, o programa inclui: 3 de fevereiro, 18h00, apresentação da “Última Ceia”; 5 de fevereiro, 15h00, apresentação dos projetos para o Mosteiro e área envolvente; 12 de fevereiro, 15h00, apresentação do modelo 3D do Mosteiro em 1834; 09 de abril, 15h00, apresentação do modelo 3D do Mosteiro em 1834; 14 de abril, 16h30, apresentação da “Última Ceia”; 16 de abril, 15h00: lançamento do catálogo da exposição e encerramento. Um programa de visitas aos sábados à tarde, entre 19 de fevereiro e 2 de abril, permitirá ainda a visualização em tempo real, com recurso a smartphones, tablets e QR codes, de espaços do antigo mosteiro em vários pontos de um percurso pré-definido.

A exposição é uma coprodução do Projeto Santa Cruz (projeto de investigação FCT 30704, sediado no CES-UC) com a Câmara Municipal de Coimbra. São parceiros do Projeto Santa Cruz, para além da CM Coimbra, o Departamento de Arquitetura (DARQ-FCTUC), o Museu Nacional de Machado de Castro, a Direção Regional de Cultura do Centro, a Paróquia de Santa Cruz, o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e a Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra – Ano Zero.