CentroTV

Secretária de Estado do Turismo inaugurou novo Welcome Center de Aveiro

A sede do Turismo Centro de Portugal, em Aveiro, acolhe a partir de hoje um moderno posto de atendimento aos turistas, um Welcome Center completamente remodelado.

A cerimónia de reabertura do espaço foi presidida por Rita Marques, secretária de estado do Turismo, e contou com intervenções de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro. Estiveram presentes outros dirigentes do Turismo Centro de Portugal, além de empresários e autarcas da região.

O Welcome Center de Aveiro, localizado na Rua João Mendonça, zona nobre da cidade, foi alvo de uma intervenção profunda, de que resultou um posto de informação turística acolhedor e com uma particularidade única no país: uma ligação interior ao Museu Municipal de Aveiro. Uma parte do espaço incorpora também uma delegação da AHRESP

A secretária de Estado Rita Marques destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Turismo Centro de Portugal.

“O sucesso do turismo deve-se ao trabalho e o contributo da Região Centro até ao momento, no que toca a esse sucesso, é extraordinário. Tenho de vos felicitar e dar ensejo para que continuem assim no futuro. Há aqui uma visão e os desafios estão identificados, de forma a garantir que no futuro chegaremos às métricas que queremos na região. A Região Centro é para nós um motor importantíssimo, até porque o turismo não pode ser só Lisboa e Porto. Portugal é uma grande montra, com muitos conteúdos e o Centro de Portugal tem tido um papel preponderante da dinamização do setor do turismo”, frisou a governante.

“É com satisfação que vejo que temos uma linha de financiamento, o programa Valorizar, que está a servir o propósito de dinamizar as infraestruturas regionais e locais. Podermos apresentar aos turistas um Welcome Center com esta qualidade é de louvar”, disse ainda Rita Marques.

“Este investimento na requalificação de um espaço que é a sede do Turismo Centro de Portugal torna possível uma melhoria das condições de atendimento aos nossos turistas e oferece uma valência nunca antes testada no panorama nacional: a abertura ao espaço contiguo do museu do município, o que permite a capacidade de gerar a primeira experiencia turística logo no momento em que as pessoas recebem informação do que podem visitar”, sublinhou Pedro Machado, na cerimónia.

“Esta obra é um investimento de 81.537 euros, que resulta do Programa Valorizar e que demonstra o esforço gradual que temos feito, e que é preciso continuar a fazer, para receber melhor as pessoas que nos visitam. Queremos reforçar esta componente da melhoria permanente do atendimento”, acrescentou o presidente do Turismo Centro de Portugal.

José Ribau Esteves enfatizou “a importância de somar”. “Temos aqui uma operação que soma as competências que estão ao dispor ao nível nacional, no caso o programa Valorizar do Turismo de Portugal, as competências regionais, representadas pelo Turismo Centro de Portugal, e as competências municipais. Abrimos hoje um espaço único no país, que liga dois edifícios autónomos, mas que têm uma função idêntica. Esta soma resultou num espaço acolhedor e transformou uma oportunidade de circulação numa oportunidade de receber melhor aqueles que nos visitam”, elogiou.

A requalificação do Welcome Center de Aveiro decorreu no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível – Postos de Turismo Acessíveis, criada pelo programa Valorizar. Esta linha de apoio tem como objetivo o apoio a projetos relacionados com a adaptação física de espaços públicos, de recursos e de serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades específicas, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas. Pretendeu-se, assim, desenvolver condições de acessibilidade física e comunicacional para todos os turistas.

Após a reinauguração do espaço, teve lugar uma reunião de trabalho entre a Secretária de Estado do Turismo e as chefias do Turismo Centro de Portugal, em que se traçaram linhas para o futuro do turismo na região.